quarta-feira, 19 de maio de 2010

CATI e BANCO MUNDIAL SE REUNEM EM IACANGA










Objetivo do encontro foi conhecer experiências de sucesso no Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas

Nesta quarta-feira, 19, na sede da Associação dos Produtores Rurais de Iacanga - APRI, Juergen Voegelle, Ethel Sennhauser, Mark Lundell, Fionna Douglas e Jyoth Shukla, todos representantes do Banco Mundial, se reuniram com o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, técnicos da CATI, agricultores e lideranças regionais para conhecer de perto os resultados do Programa de Microbacias Hidrográficas I e ouvir a opinião dos produtores sobre as principais dificuldades enfrentadas, principalmente, no beneficiamento, seleção e transporte da produção.

O diretor da CATI Regional Avaré, Eliseu Aires de Melo, João Fidelis, presidente da Federação das Associações de Produtores Rurais das Microbacias Hidrográficas do Estado de São Paulo - FAMHESP e os produtores rurais João Rocha (ASCAFÉ - Itaí/SP) e Elvis (APROBAN - Coronel Macedo/SP), marcaram presença no evento, bem como produtores rurais da região de Bauru, Marília e Avaré.

Durante o evento, que contou com a presença do prefeito Ismael Boiani e do secretário adjunto Antonio Junqueira, que representou o secretário João Sampaio, Fontes destacou o trabalho da APRI e falou da importância da realização do Programa de Microbacias II - Acesso ao Mercado no Estado de São Paulo, apontando que na próxima semana a direção do Banco Mundial deve aprovar o acordo de empréstimo, que terá mais foco em agregação de valor e comercialização.

Juergen Voegelle relatou que o Banco Mundial, só no ano passado, apoiou em todo mundo programas na área do agronegócio com investimentos de mais de 6 bilhões de doláres e apontou que é fundamental que os produtores rurais se organizem e trabalhem associados em cooperativs e associações para enfrentar as variações do mercado.

Voegelle disse ainda que para lidar com a variação de preços é importante criar seguro de mercado e outros instrumentos. "Já estamos pensando numa futura terceira fase do programa, onde vamos buscar novas estratégias para equilibrar e proteger o pequeno produtor das extremas variações de preços no mercado internacional", apontou Juergen Voegelle.

Antonio Junqueira afirmou que o Programa de Microbacias Hidrográficas é um programa vencedor e destacou a parceria com o Banco Mundial. Junqueira disse que o governo de São Paulo e a SAA tem interesse em firmar uma parceria no setor de seguro de renda ao produtor rural. "Precisamos eleger candidatos que defendam a agricultura e criar uma frente parlamentar da agricultura paulista", destacou o secretário adjunto.

João Fidelis, presidente da FAMHESP, reivindicou durante a reunião que no Microbacias II aquele agricultor que não está inserido na área geográfica da microbacia, seja também beneficiado pelo programa. Fidelis ressaltou que todo pequeno agricultor, se quiser ter sucesso na atividade, terá que agir como um pequeno empresário e ser capacitado em gestão e planejamento.

Respondendo Fidelis, Fontes disse que no Microbacias II os beneficiários do programa serão associações,cooperativas ou grupos de produtores rurais, independente de se estar dentro ou fora da microbacia, onde a CATI através do PEMH II vai apoiar iniciativas de negócios que vão gerar renda aos seus agricultores.

Emocionada, a agricultora Dona Conceição, vice-presidente da APRI, destacou o empenho dos técnicos da CATI pelo apoio aos pequenos agricultores. Ela relatou ainda as dificuldades da olericultura e da cadeia produtiva do leite e pediu apoio da CATI e do Banco Mundial para que o pequeno produtor possa continuar produzindo e melhorem de vida.

Na seqüência, Maria Paula de Sampaio Ferraz, presidente da PARE - Produtores Associados de Reginópolis e Região, relatou o desenvolvimento da olericultura em ambiente protegido. Segundo ela, 95% dos associados são agricultores familiares e a PARE abrange nove municípios, com destaque para a produção de pimentão colorido, com 280 toneladas/mês, gerando um movimento de mais de 6 milhões de reais/ano.

Em seguida, usaram a palavra Edval Rodrigues, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Macatuba e Japão Bassetto, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Pratânia. Sobre a inspeção dos produtos de origem animal, que é um fator limitante para os pequenos produtores agreguem valor, Fontes disse que a idéia é fazer um estudo profundo desta questão e propor alteração na legislação para que resolva este problema definitivamente.

Finalizando, João Brunelli, em relação aos incentivos do Microbacias II, as organizações de produtores rurais vão apresentar propostas de negócios, projetos que agreguem valor ao que é produzido. "Tudo que venha agregar valor para que as associações possam vender melhor seus produtos no mercado, é o que o programa vai financiar", explicou Brunelli.

Fonte: CATI Regional Avaré

MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA EM TAQUARITUBA/SP



Representantes do MPA/SP fazem apresentação das políticas públicas do Ministério da Pesca e Aquicultura em reunião do CONSAD Sudoeste Paulista

Nesta terça-feira, 18, a partir das 14h00, na sede da Câmara de Vereadores de Taquarituba/SP, representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura em São Paulo -MPA/SP, participam da Assembléia Extraordinária do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local - CONSAD Sudoeste Paulista e vão abordar as diversas ações, projetos e programas do MPA para a consolidação de uma política de Estado para o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca no Brasil.

A CATI Regional Avaré participa da reunião com as presenças do engenheiro agrônomo Sérgio Faria, do veterinário Paulo Tamassia e do gestor de agronegócio Fernando Franco. Segundo o engenheiro agrônomo Eliseu Aires de Melo, diretor da CATI Regional Avaré, os municípios de Barão de Antonina, Coronel Macedo, Itaporanga e Taquarituba fazem parte do CONSAD, representando portanto, um terço da Regional. "Acredito ser importante a integração das políticas públicas para o setor da aquicultura na região, visto o enorme potencial proporcionado pela represa de Jurumirim", afirma o diretor da CATI Regional Avaré.

De acordo com César Medeiros Isidoro, presidente do CONSAD Sudoeste Paulista, durante o encontro serão debatidos diversos aspectos do potencial para o desenvolvimento de um Projeto de Piscicultura na Bacia do rio Paranapanema, incluindo a criação de peixes em tanques-rede na represa de Jurumirim.

Segundo ele, mais de trinta pessoas devem participar da assembléia que é aberta ao público. César explica que o CONSAD tem como objetivo principal articular políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da região Sudoeste Paulista.

Ele cita como exemplo os projetos na área de produção leiteira com a instalação de mais de 50 tanques de resfriamento de leite, 6 milhões investidos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)com a aquisição de alimentos direto do pequeno produtor rural e agricultores familiares e 10 cursos de capacitação em agricultura orgânica dentro do Plano Setorial de Qualificação - PLANSEQ, incluindo uma central de beneficiamento e embalagem e caminhão para transporte de produtos orgânicos na região de Itapeva/SP.

Fonte: CATI Regional Avaré

Legenda:

Reunião do CONSAD SUDOESTE PAULISTA: piscicultura de volta à pauta da região

MPA inaugura Centro de Aquacultura no interior de São Paulo



O Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA inaugura nesta sexta-feira, 21, em Monte Aprazível, interior de São Paulo, o Centro de Educação Tecnológica de Aquacultura - CETAq e o Laboratório de Processamento de Pescado.

O evento acontece a partir das 9h00 na Câmara dos Vereadores de Monte Aprazível, na Praça São João, com a presença do ministro Altemir Gregolin, aquicultores, piscicultoes, produtores rurais, técnicos da Superintendência do MPA em São Paulo, prefeitos, autoridades e lideranças regionais.

A escola tem várias especialidades de formação técnica e uma de suas prioridades é a formação de filhos de pescadores e piscicultores do interior paulista. Por suas características e estrutura, a escola pretende ser uma referência na produção e no processamento do pescado.

A escola vai ter laboratório de análise de água, fábrica de ração, tanques escavados de engorda de pescado e estrutura de beneficiamento. Inicialmente o curso de Aqüicultura e Processaemento de Pescado deverá receber turmas que juntas somarão 60 alunos. O objetivo principal é formar profissionais para desenvolver a piscicultura, bem como promover a inserção do pescado na merenda escolar. Outra meta é preparar técnicos para todas as etapas do processo produtivo do pescado.

O Centro de Educação Tecnológica Chopin Tavares de Lima é resultado de um projeto coordenado pela Associação de Aquicultores de Monte Aprazível e Região (Aquamar). Inicialmente com recursos do MEC, o centro foi se estruturando nos últimos anos para formar profissionais em várias áreas do mercado, entre elas a pesca e a aquicultura. Em 2005, o Ministério da Pesca liberou R$625 mil para a implantação do laboratório de processamento do pescado, que agora passa a se incorporar à estrutura.

LABORATÓRIO
- O Laboratório de Processamento está pronto para iniciar sua operação, estando instalados os equipamentos para linha de processamento do filé. O processamento inicial será de 2 toneladas/dia, com capacidade de chegar a 6 toneladas/dia. A produção inicial será distribuída regionalmente. Em meados de 2011 está previsto o processamento de alimentos como; hambúrguers, kibes e nuggets de tilápia.

O foco principal da produção será para atender as Escolas na merenda escolar.

O funcionamento do Laboratório de Processamento possibilitará a reativação dos viveiros escavados aprovados que se encontram desativados, incentivando também a produção de outras espécies como: Tambacu; Piau; Pirapitinga e Pacu. A produção será direcionada para processamento no laboratório, possibilitando a geração de novos empregos diretos e indiretos na região.

Legenda da foto:

Altemir Gregolin: "Aquicultura é setor estratégico para o governo federal"

CASA DA AGRICULTURA DE ITAI ENTREGA PMDRS AO PREFEITO




Plano prioriza as cadeias produtivas do leite, café, olericultura e grãos


Recentemente, em encontro promovido pelo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Itaí – CMDR Itaí, Mario Pinto Filho, acompanhado do engenheiro agrônomo Marcus Vinicius Rezende, da zootecnista Adriana Alonso, ambos da Casa da Agricultura de Itaí e do diretor municipal de Agricultura Melquíades Tadeu de Melo, foi feita a entrega do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS) de Itaí ao prefeito Luiz Antonio Paschoal.

De acordo com Marcus Vinicius Rezende, o plano foi desenvolvido e elaborado com ativa participação de produtores rurais e suas famílias, técnicos da Casa da Agricultura de Itaí e membros do CMDR Itaí, sendo que as principais cadeias produtivas priorizadas foram leite, café, olericultura (legumes e verduras) e grãos (feijão, trigo, soja, milho, etc).

“O plano teve como base identificar as principais cadeias produtivas do município, suas potencialidades e problemas, a fim de que sejam beneficiadas pelas políticas públicas existentes voltadas para o agronegócio familiar. Uma das mais importantes metas é a formalização dos grupos de produtores em associações, fortalecendo a atividade como um todo e, garantindo assim, o bem estar social da família do produtor rural e a sustentabilidade do agronegócio itaiense”, explicou o agrônomo da Casa da Agricultura de Itaí.

Segundo o presidente do CMDR de Itaí, o prefeito ficou satisfeito com o trabalho executado e parabenizou toda a equipe técnica envolvida com o plano e disse:"confio na sua realização”.

Fonte: CATI Regional Avaré

Legenda da foto:

Mário, Melquiades, Adriana e Vinicius durante a entrega do PMDRS ao prefeito Paschoal