quinta-feira, 15 de abril de 2010

Oficina de Mulheres Agricultoras é adiada



A "Oficina de Mulheres Agricultoras - Aprimoramento do Planejamento Local e Regional" que seria realizado nesta semana em Avaré/SP,foi adiado pelos organizadores da CATI.

Segundo o engenheiro agrônomo Mário Fumes, da equipe organizadora, o evento foi transferido para CATI Campinas e, provavelmente, deve acontecer nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2010.

De acordo com Simone Missio, da CATI Campinas, a Oficina de Mulheres Agricultoras contará com a participação de lideranças femininas de movimentos, organizações ou grupos de mulheres indígenas e agricultoras representantes de quilombolas das diversas regiões do Estado de São Paulo.

Também haverá exposição de artesanato rural, indígena e quilombola feito pelas participantes. A Oficina é fechada ao público externo e é exclusivamente voltada para as mulheres agricultoras convidadas pela CATI.

Em sua segunda edição, a Oficina de Mulheres Agricultoras tem como objetivo estimular a participação das mulheres nas organizações rurais e promover uma reflexão sobre a real importância do papel feminino no desenvolvimento rural sustentável da agricultura paulista.

Temas como a valorização da mulher agricultora e na sociedade contemporânea, dificuldades, desafios e superações vivenciadas no meio rural, valores humanos, experiências de trabalhos em organizações, representatividade feminina nos Planos de Desenvolvimento Municipais e Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável serão discutidos na Oficina. Também serão abordados a participação das mulheres nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural - CMDRS e nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável – CRDRS.

Fonte: CATI Regional Avaré

DIA MUNDIAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO







O pequeno pecuarista avareense Carlos Armando Garcia, 46, sabe bem o valor de se conservar o solo. Quando ele adquiriu o Sítio Santo Antonio, com 23 alqueires, no bairro da Ponte Alta, não havia na propriedade "um palmo de terra conservada".

A falta das práticas de conservação do solo durante muitos anos degradou a pastagem e os mananciais que estavam secando e assoreando o ribeirão São João, que mais abaixo integra as microbacias hidrográficas dos Rochas e Pinhal.

Orientado pelo técnico Valdemar Pancione, da Casa da Agricultura de Avaré/CATI Regional Avaré, Garcia iniciou a recuperação das terras pela construção de curvas em nível (curvas embutidas - elevada por trator de esteira) em toda propriedade. Em seguida, construiu caixas de contenção de águas das chuvas, nos pontos mais críticos, sendo que estas, por estarem locadas em um pequeno vale, servirá também de bebedouro para os animais silvestres e para o gado, evitando que as águas escorram para as estradas e para o ribeirão São João, levando a camada agricultável do solo.

Prosseguindo, Pancione orientou Garcia a fazer a readequação da estrada rural, com quebras de barranco e a construção de "bigodes" para o escoamento correto das águas do leito carroçável, evitando a erosão. Esse trabalho favorece pequenos produtores que moram à frente da propriedade e que, tem na estrada, seu único acesso.

Por outro lado, sabendo da importância de se fazer a análise de solo para corrigir possíveis deficiências de nutrientes da terra, Garcia utilizou a Casa da Agricultura de Avaré para enviar suas amostras ao laboratório e fazer a calagem e adubação adequada. O pecuarista vai agora recuperar suas pastagens e iniciar a criação de bovinos.

Pancione salienta que Garcia está fazendo a adequação da estrada rural com recursos próprios e que a Prefeitura de Avaré cedeu as pedras para o cascalhamento do trecho de aproximadamente mil metros. No Dia Internacional da Conservação do Solo, comemorado no dia 15 de abril, Avaré não poderia ter notícia melhor.

Fonte: CATI Regional Avaré

Legendas:
Foto4 - Trator de esteira: readequação do leito da estrada
Foto3 - Carlinho Garcia , Valdemar Pancione e Rui Ferreira durante vistoria nas curvas de nível com àgua contida
Foto2 - Curva em nível para a correta contenção das àguas das chuvas
Foto1 - Caixa de contenção que servirá de bebedouro para os animais