sexta-feira, 18 de junho de 2010

Curso Implantação e Manejo de Pastagens









No final do mê de maio, a CATI Regional Avaré promoveu o Curso de Implantação e Manejo de Pastagens. O evento foi direcionado para os técnicos das doze Casas da Agricultura da área de abrangência da Regional.

O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Tremembé, da CATI Regional Pindamonhangaba, Ricardo Manfredini H. Requejo, que abordou os seguintes temas: conceitos, técnicas de manejo intensivo, divisão das pastagens e implantação pelo método de Plantio Direto (PD).

A prática do curso foi realizada no Rancho Matão, na Estância Turística de Avaré, do produtor rural Hélio Felisbino,que integra o Projeto CATI Leite em Avaré. Paulo Renato Tamassia Pégolo, assistente agropecuário da CATI Regional Avaré, avaliou positivamente o curso. Para ele, a técnica é fundamental para áreas com alta declividade, pois diminui a ocorrência de erosões, uma vez que dispensa a gradagem do solo.

Durante o curso, Ricardo Manfredini destacou a importância da correta implantação e manejo das pastagens em projetos de pecuária leiteira, visto que a alimentação do rebanho representa 50% do custo de produção do leite e a produção de volumosos (forragens) via pastagens é a forma mais econômica e viável para o pequeno produtor de leite.

Texto: Fernando Franco/CATI Regional Avaré
Fotos: Paulo Tamassia

Legendas:

Foto 1: Ricardo Manfredini fala aos técnicos da CATI durante aula prática
Foto 2: Helio Felisbino conversa com Ricardo Manfredini
Foto 3: Marcus Vinicius, da Casa da Agricultura de Itaí/SP, faz adubação em piquete

DIA DE CAMPO SOBRE LEITE EM CERQUEIRA CÉSAR





Recentemente o Projeto CATI Leite, desenvolvido pela CATI Regional Avaré, juntamente com a agrônoma Karina Midori, da Casa da Agricultura de Iaras, realizou uma palestra de divulgação do Projeto CATI Leite, que culminou no Dia de Campo sobre pecuária leiteira com a participação de 19 produtores rurais assentados no município de Iaras.

O evento aconteceu no município de Cerqueira César/SP e abordou todo o planejamento de uma propriedade leiteira, ressaltando os aspectos nutricionais, sanitários e de manejo do rebanho. O assistente agropecuário Paulo Tamassia Pégolo salientou também a necessidade de se produzir com baixo custo. "Participar do Projeto CATI Leite é uma forma de se produzir com maior eficiência, diminuindo-se o custo e aumentando a produtividade, não se esquecendo, logicamente, da qualidade, importante item para se conseguir melhor preço", explicou o técnico.

O médico veterinário Anthero Pedro Ribeiro, chefe da Chefe da Casa da Agricultura de Cerqueira César, destacou as ações já realizadas no Sítio São Pedro, do produtor rural Carlos Eduardo Drumond, que serviu como modelo para o Dia de Campo.

Texto: Fernando Franco
Foto: Paulo Tamassia

Legenda:

Foto 1 - Anthero fala aos produtores rurais durante o Dia de Campo
Foto 2 - Grupo de produtores que participaram do evento