sexta-feira, 9 de abril de 2010

ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS

INOVAÇÕES NO CULTIVO DE TILÁPIA




Evento vai abordar novas tecnologias dentro de uma visão de cadeia produtiva

Debater as inovações desenvolvidas atualmente pela pesquisa brasileira a nível nacional para o desenvolvimento sustentável do cultivo de tilápias em tanque-rede é o objetivo do encontro "Inovações no cultivo de tilápias", do Programa AquaBrasil, que acontecerá no próximo dia 12 de maio de 2010, quarta-feira, das 9h00 às 18h00, no Campus Regional Noroeste da UEM - Rodovia PR 182 Km 01, no município de Diamante do Norte/PR.

O evento é organizado pela ESALQ/USP, Universidade Estadual de Maringá - UEM e EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com apoio EMATER - Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, PeixeGen, Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA, Rações Guabi e Prefeitura de Diamante do Norte/Paraná.

De acordo com o pesquisador Luiz Ayroza, da APTA Médio Paranapanema (Assis/SP, estudioso da bacia do rio Paranapanema há mais de 20 anos, o evento é voltado para aquicultores, piscicultores, estudantes, técnicos de órgãos públicos e produtores rurais interessados no tema.

Segundo Ayroza, durante todo o evento será abordado numa perspectiva de cadeia produtiva, levando em conta o melhoramento genético, a nutrição, a sanidade, o manejo e gestão dos sistemas de cultivo em tanque-rede e o aproveitamento agroindustrial. "Os temas apresentados estão na pesquisa de ponta desenvolvida pelas principais instituições e universidades do Brasil", diz o pesquisador.

A pesquisadora Emiko Kawakami de Resende, da EMBRAPA PANTANAL, vai abordar o Programa AquaBrasil, projeto que reúne instituições de pesquisa e universidades de todo o país em torno do desenvolvimento sustentável da aquicultura brasileira.

Mais informações e inscrições:

www.macroprograma1.cnptia.embrapa/aquabrasil
(44) 3429-8000
sec-crn@uem.br


Programação Oficial

Palestras:

8h00 às 9h00 - Abertura e assinatura do convênio EMBRAPA/UEM
9h00 às 9h30 - Apresentação do Programa de pesquisa AQUABRASIL pela doutora Emiko Kavakami de Resende - EMBRAPA PANTANAL
9h30 às 10h30 - "A importância do melhoramento genético na piscicultura: o exemplo da tilápia Gift" - Doutor Ricardo Pereira Ribeiro - UEM
10h30 às 10h45 - Café-peixe
10h45 às 11h15 - Mais Pesca e Aquicultura - Políticas para o desenvolvimento da pesca e aquicultura brasileira - Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA
11h15 às 12h00 - Mesa redonda com os palestrantes
12h00 às 13h00 - Almoço-peixe

Práticas:
13h00 às 18h00 - Divisão dos participantes em grupos e visitas aos estandes dos Projetos Componentes - PC
1 - PC Melhoramento Genético
2 - PC Nutrição
3 - PC Sanidade Animal
4 - PC Manejo e Gestão Ambiental
5 - Aproveitamento Agroindustrial
6 - Visita na Unidade de Pesquisa no Rio do Corvo

CURSO DE MANEJO DE EQUINOS




Meta é capacitar tecnicamente trabalhadores rurais para atuar nos haras existentes da região de Avaré

Tem início neste sábado, 10 de abril, o I Curso de Manejo de Eqüinos. A realização do treinamento é do Haras do Reino e do Sistema Educacional Regional de Avaré, com apoio de mídia da Casa da Agricultura de Avaré e CATI Regional Avaré. O curso tem ainda apoio do Laboratório Arca de Nóe, Grupo Nativa, Net A, e Interativa FM.

No conteúdo, aulas sobre cruzamentos, raças, planejamento da criação, instalações, alimentação, sanidade, reprodução, controle de doenças e visitas técnicas a outros haras da região e centros de treinamentos.

As aulas serão aos sábados, das 9h00 às 18h00, com duração total de 40 horas. Os professores responsáveis são os veterinários Luis Faraldo e Lucia Faraldo, ambos especialistas em equideocultura e análises clínicas e microbiológicas de eqüinos e outros animais.

Mais informações e inscrições:

14_9774-4641

Fonte: Senhor F & Associados