quarta-feira, 14 de abril de 2010

Grupo de Imprensa se reúne na CATI










Nesta terça-feira, 13, aconteceu a segunda reunião de trabalho dos integrantes do Grupo de Imprensa (GI) da CATI para tratar das propostas e ações do projeto da política de comunicação interna e externa da instituição, de acordo com as diretrizes e orientações da Coordenadoria.

O encontro aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do Coordenador e teve a participação dos técnicos das Regionais da CATI de Avaré, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Jaboticabal, Jaú, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Olândia, Pindamonhangaba, Piracicaba,Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista,São Paulo, Sorocaba e representante do DSMM/CATI.

O coordenador da CATI, engenheiro agrônomo José Luis Fontes, abriu a reunião apontando a importância do Grupo de Imprensa na divulgação adequada do novo Programa Microbacias II. Fontes salientou que, durante o Microbacias I, nas Regionais da CATI onde houve uma estratégia eficiente de mídia, o PEMH I apresentou melhores resultados entre os agricultores beneficiários do programa. "Esse é um trabalho do qual nós dependemos do empenho de todos vocês", destacou Fontes.

Coordenada pelas jornalistas Suzete Rodrigues e Nathália Sena, da Assessoria de Imprensa da CATI, a reunião tratou de temas pontuais do CATI Blog, atendimento aos órgãos de imprensa, matérias publicadas na mídia impressa, sites de notícias, rádios e TVs, agenda de eventos, Decreto 53.963/09 - que institui a Política de Gestão do Conhecimento e Inovação no âmbito da Administração Pública Estadual, web 2.0 (redes sociais, blogs e outros serviços on-line) e estrátegias para fortalecimento da marca CATI.

Fonte: CATI Regional Avaré

DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ



Umas das bebidas mais consumidas do mundo, o café ainda é muito cultivado no Brasil

Hoje, dia 14 de abril de 2010, se comemora o “Dia Internacional do Café”. Conhecida como uma bebida que faz bem à saúde, o café é um alimento funcional e pode prevenir doenças. O cafezinho aumenta a capacidade de trabalho físico e mental, do estado de alerta e vigília, a memória e o bem-estar. Além disso, equilibra a hiperatividade infantil, ajuda na concentração e também minimiza os efeitos do mal de Alzheimer e de Parkinson.

Na região de Avaré/SP, a cafeicultura ocupou no passado uma posição de destaque no agronegócio, mas ainda hoje conta com 550 hectares de área plantada e aproximadamente 700 mil pés em produção.

De acordo com dados da Casa da Agricultura de Avaré, a variedade plantada é do tipo arábica e as linhagens mais utilizadas pelos cafeicultores avareenses são o Icatu vermelho e amarelo, Icatu Precoce, Iapar 59, Tupi, Obatã, Catuaí vermelho e amarelo e Mundo Novo.

Segundo dados estimados do LUPA 2008, em Avaré, em termos de produção, a cafeicultura movimentou mais de 2,3 milhões de reais (brutos), não contabilizado a cadeia produtiva como um todo, com insumos, máquinas e equipamentos e mão-de-obra.
Além do café gerar emprego e renda no município, Avaré conta ainda com uma unidade da Mellita do Brasil, uma das grandes empresas processadoras de café do País.

Das mais de 100 variedades de café existentes no Brasil, 64 foram desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas - IAC, órgão integrante da SAA. As variedades Icatu, Catuaí, e Acaiá correspondem à 90% do cultivo brasileiro de café arábica, no total de 6,2 bilhões de cafeeiros em todo o Brasil. Em São Paulo, são 2,3 milhões de hectares plantados.

Além das variedades originárias do café arábica, existem, também, as variedades do café robusta (Coffea Canephora Pierre). O robusta tem uma quantidade maior de cafeína, se comparado ao arábica, mas seu gosto e aroma não são tão acentuados. Apesar disso, geograficamente falando, é um dos mais cultivados. A planta atinge de 2 a 5 metros de altura e é bem diferente do arábica. A floração é rápida e acontece de 2 a 3 vezes por ano. Os seus frutos são vermelhos e esféricos.

COMPOSIÇÃO – O café é composto por minerais como o potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, rubídio, zinco, cobre, estrôncio, cromo, vanádio, bário, níquel, cobalto, chumbo, molibdênio, titânio e cádmio. Aminoácidos: alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina. Lipídeos: triglicerídeos e ácidos graxos livres. Açúcares: sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos.

Além disso, o grão de café é rico em niacina, vitamina do complexo B e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos - antioxidantes naturais - na proporção de 7 a 10%, isto é, três a cinco vezes mais que a cafeína.

Segundo pesquisadores, outros efeitos atribuídos ao café. "Seus antioxidantes ajudam na remoção dos radicais livres reduzindo o estresse oxidativo nos tecidos. A bebida também reduz o risco de cirrose hepática, previne cálculo da vesícula, ajuda na prevenção de cáries dentárias, possui atividade anti-inflamatória e protetora sobre o sistema cardiovascular, possui um discreto efeito antiobesidade, aumenta o desempenho durante o exercício prolongado, ajuda no alívio dos sintomas de asma e acelera o metabolismo.

Fonte: Casa da Agricultura de Avaré, LUPA 2008, RuralNews e MSN

Microbacias II: pré-negociações continuam

CATI, Banco Mundial e Governo Federal se reúnem no DF


As pré-negociações do acordo entre a CATI e o Banco Mundial para implantação do Programa Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – também conhecido como Microbacias II – Acesso ao mercado – aconteceram no início desta semana no Ministério do Planejamento, em Brasília/DF.

Fontes explica que nessa primeira fase, chamada de pré-negociação, representantes dos governos Federal e Estadual se reuniram para discutir o acordo, antes da negociação oficial, que acontece entre os dias 14 e 16 de abril, na sede do Banco Mundial, no Distrito Federal.

Para comunicar o andamento das negociações, o coordenador da CATI criou uma conta no Twitter.

Para o coordenador, as discussões foram muito positivas. “Avaliamos a reunião de hoje como excelente. Avançamos muito na discussão dos aspectos principais do acordo de empréstimo”, disse Fontes no Twitter.

Durante a negociação da próxima semana, Fontes estará atualizando a página periodicamente, informando sobre o andamento do processo.

Saiba mais acessando: http://www.twitter.com/COORDENADORCATI




Fonte: Assessoria de Imprensa da CATI

FONTES NO TWITTER


Coordenador da CATI adere à web 2.0 - meta é democratizar a informação



Dando prosseguimtno à política de comunicação da CATI, em sintonia com o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, o coordenador da instituição, engenheiro agrônomo José Luis Fontes, criou recentemente sua conta no Twitter.

Através do microblog, Fontes vai interagir com os agricultores paulistas e com os técnicos da instituição cumprindo com o compromisso de dividir com os públicos interno e externo as ações, projetos e programas da CATI.

No twitter, Fontes terá ainda a possibilidade de propor e debater diariamente com os agricultores temas de interesse da agricultura paulista como a assistência técnica e e a extensão rural, crédito, novas tecnologias, segurança alimentar e demais informações relacionadas com a àrea rural.

Para seguir Fontes no Twitter acesse http://www.twitter.com/COORDENADORCATI


Fonte: Assessoria de Imprensa da CATI