quinta-feira, 6 de maio de 2010

CURSO DE DESIDRATAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS



De 20 a 21 de maio de 2010,o Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças - FRUTHOTEC, do Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), promove o Curso de Desidratação de Frutas e Hortaliças.

São 25 vagas e o público alvo são produtos rurais, empresários, técnicos e profissionais da área. A coordenação do curso é de José Mauricio de Aguirre e Silvia Pimentel Marconi Germer.

Mais informações:
www.ital.sp.gov.br/fruthotec
e-mail: frutho@ital.sp.gov.br
Telefone: 19_3743-1840

Fonte: CATI Regional Avaré

Legenda da foto: Pitaia, uma fruta diferente

AGRICULTORES DISCUTEM CADEIAS PRODUTIVAS





Bovinocultura mista, horticultura, café, grãos, reflorestamento, piscicultura, mandioca e ovinocultura são debatidas

O Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável (PRDRS) é uma junção dos Planos Municipais (PMDRS), elaborados pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDR) de cada município da CATI Regional de Avaré, com a participação dos produtores rurais.
A próxima reunião de produtores que representam a cadeia de bovinocultura mista (leite/corte) e horticultura (frutas, legumes e verduras) acontece no dia 19 de Maio de 2010, quarta-feira, às 13h00 horas na sede CATI Regional Avaré.

De acordo com o engenheiro agrônomo Sérgio Faria, coordenador do Grupo de Trabalho, o PRDRS aumentará as possibilidades de soluções de problemas, ampliando as oportunidades, aumentando o poder de negociação para implantação de políticas públicas que beneficiem o produtor e a sociedade e promovendo o desenvolvimento regional de forma sustentável.

Segundo ele, o PRDRS os produtores e técnicos da CATI dos municípios de Águas de Santa Bárbara, Arandu, Avaré, Barão de Antonina, Cerqueira César, Coronel Macedo, Iáras, Itaí, Manduri, Paranapanema e Taquarituba estão trabalhando na elaboração do plano, sendo a bovinocultura mista (Leite/Corte), horticultura (frutas, legumes e verduras), café, grãos, florestamento, piscicultura, mandioca e ovinocultura (ovelha/carneiro), as cadeias produtivas discutidas nas reuniões.

Para a engenheira agrônoma Karina Midori Isa, chefe da Casa da Agricultura de Iaras, “a participação de produtores destas cadeias é essencial para representar de forma verdadeira a situação que se encontra a agricultura e pecuária da região de Avaré”.
Ela explica que o conceito de “cadeia produtiva” é todo caminho percorrido por um produto durante seu processo de transformação envolvendo desde a sua extração e manuseio no campo, beneficiamento, distribuição e sua disponibilização ao consumidor final. Os produtores rurais interessados em participar das reuniões, sobre estas e outras cadeias produtivas, informe-se na Casa da Agricultura de seu município.

Mais informações:
CATI Regional Avaré
Telefone: 14_3733-1977 ramal 30

Fonte: CATI Regional Avaré

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANANICULTURA



Atualidades e Perspectivas da Bananicultura Sustentável

De 07 a 11 de junho de 2010, no Ginásio Poliesportivo da UNISEPE, em Registro/SP, acontece o VII SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE BANANICULTURA. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura - SBF, com apoio da CATI, CNPq, UNESP, UNISEPE, Prefeitura de Registro e FUNDAg e é realizado pela SAA, APTA, Governo de São Paulo, Sebrae/SP e ABAVAR.

Durante o Simpósio haverá palestras, mesas redondas, debates, visitação técnica e exposição de produtos e equipamentos utilizados na cultura.

Serão abordados durante o Simpósio temas como a evolução da bananicultura no Brasil, tendências da adubação orgânica, fertirrigação, situação da Sigatoka Negra na região sudeste e sul, controle de nematóides e broca da bananeira, atualidades na colheita e pós-colheita e a implantação e perspectivas da Produção Integrada de Frutas (PIF-Banana).

Entre os palestrantes estarão Luiz Penteado (CATI), Raul Moreira (IAC), Moisés Ballestero (Costa Rica), Maria Vilela (EPAMIG), José Orozco (México), Ana Borges (EMBRAPA Fruticultura Tropical), Luiz Junqueira (IAC), Gasparotto (EMBRAPA - Amazônia Ocidental), Wilson Moraes (APTA Vale do Ribeira)e Robert Hinz e Luiz Lichtemberg(EPAGRI) e Jaime Santos (UNESP).

Mais informações e inscrições:

www.abavar.com.br/sibanana.htm
e-mail: viisibanana@hotmail.com
(13) 3856-1656

Fonte: CATI Regional Avaré