sexta-feira, 25 de junho de 2010

CURSO CONTROLE DE VERMINOSE EM RUMINANTES



No próximo dia 03 de julho, sábado, a partir das 8h00, o Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paranapanema - CDVALE promove o IV Curso de Controle de Verminose em Pequenos Ruminantes. As vagas são limitadas e na inscrição estão inclusos os materiais para aulas práticas e teóricas.

O curso será ministrado pela pesquisadora científica Cecília José Veríssimo e acontece na sede da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios do Médio Paranapanema - APTA MP, na Rodovia SP 333 Km 397 - Assis/SP, com patrocínio da Ouro Fino Agronegócio, COOPERMOTA, Sebrae/SP, Cooperativa Agrícola de Paraguaçu Paulista e apoio do Instituto de Zootecnia, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA)e Governo de São Paulo.

Na programação temas como o desenvolvimento da ovinocultura no Médio Paranapanema, problema da resistência anti-helmíntica, ciclo e principais vermes dos ovinos, outros parasitos de importância na ovinocultura, manejo, genética e alimentação no controle da verminose, anti-helmínticos, interpretação do exame de fezes, quando usar o vermífugo no rebanho, alternativas ao uso de anti-helmínticos, método Famacha de avaliação da mucosa ocular, avaliação da condição corporal, dentição e colheita das fezes para o exame.

A ovinocultura é uma das atividades que mais cresce no Estado de São Paulo, principalmente, entre os pequenos produtores rurais devido a possibilidade do melhor aproveitamento das áreas não agricultáveis, mercado aquecido e aumento do consumo da carne que está ficando cada vez mais popular entre os brasileiros.

No entanto, a cadeia produtiva de ovinos no Estado de São Paulo ainda apresenta gargalos que, aos poucos, estão sendo superados pela parceria entre frigoríficos, ovinocultores, empresas do setor de insumos, ensino, pesquisa e extensão dos órgãos públicos e universidades.

Inscrição e mais informações:
cdvale@femanet.com.br
Telefones (18) 3321-1663 e 3321-2026

Texto: Fernando Franco
Foto: Marcelo Andrade

Legenda: Ovino Texel da "Cabanha La Huella", Paranapanema/SP