terça-feira, 20 de abril de 2010

PLANO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL











Agricultores e técnicos da CATI Regional Avaré definem cadeias produtivas

No último dia 15 de abril, vinte e três produtores rurais e vinte técnicos das Casas da Agriculura dos doze municípios da área de abrangência da CATI Regional Avaré participaram da segunda Oficina de Planejamento para a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável - PRDRS, tendo como base os estudos feitos nos Planos Municipais - PMDRS.

A abertura da reunião foi feita pelo diretor da CATI Regional Avaré, Eliseu Aires de Melo, que destacou a importância do PRDRS para o estabelecimento de políticas públicas que atendam os agricultores e permitem à SAA, através da CATI, ampliar as ações de assistência técnica e extenção rural a partir das cadeias produtivas priorizadas.

Eliseu salientou ainda que o PRDRS tem a função de aumentar as possibilidades de soluções dos problemas, ampliar as oportunidades, aumentar o poder de negociação para a implantação de políticas públicas mais eficazes e promove o desenvolvimento rural sustentável.

Na sequência, o assistente técnico Newton Pégolo discorreu sobre dados estastísticos das cadeias produtivas apontadas pelos produtores.

De acordo com Sérgio Faria, da CATI Regional Avaré, após longa e produtiva discussão, os agricultores e técnicos elencaram as seguintes cadeias produtivas para serem trabalhadas no PRDRS: bovinocultura mista, olericultura, fruticultura, piscicultura e ovinocultura. Poderá ainda ser formado o Grupo de Trabalho para a cadeia produtiva de grãos.

Fonte: CATI Regional Avaré
Legenda: Eliseu durante a abertura dos trabalhos do PRDRS

FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR




Evento acontece de 16 a 20 de junho em Brasília e tem objetivo de fortalecer a agroindústria familiar brasileira

De 16 a 20 de junho de 2010 acontece em Brasília a VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária – FENAFRA. O evento vai reunir na Concha Acústica do DF diversas organizações da agricultura familiar de todo o Brasil, demonstrando as experiências e trabalhos que deram certo neste importante setor da agricultura em todos os estados brasileiros.
A feira tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento, a promoção e a divulgação da agricultura familiar no Brasil, expondo os diversos produtos da agroindústria familiar e do artesanato pelos agricultores familiares, pescadores artesanais, mulheres agricultoras, assentados da reforma agrária, extrativistas, aquicultores familiares, quilombolas e indígenas que atendam os requisitos de enquadramento no PRONAF.
Há espaço para 12 empreendimentos de agricultura familiar no estande destinado ao Estado de São Paulo, que serão selecionados pela CATI para compor delegação paulista.

Os empreendimentos interessados deverão preencher os seguintes os requisitos: possuir DAP (individual ou jurídica); estarem legalizados nos aspectos fiscal, tributário e sanitário (SIM, SISP ou SIF para produtos de origem animal e SIV/MAPA para vinagres ou bebidas e licença da Vigilância Sanitária para produtos de origem vegetal); os empreendimentos de artesanato deverão ter carteirinha oficial de artesão e todos deverão garantir estoque e variedade de produtos durante todo o evento. “É uma boa oportunidade de divulgar os produtos da agricultura familiar paulista, realizar bons negócios e acessar novos mercados”, diz João Fidelis, presidente da FAMHESP.

Mais informações e inscrições:
Beatriz Cantusio Pazinato
e-mail: beatriz@cati.sp.gov.br
(19) 3743-3700

Fonte: CATI Regional Avaré