segunda-feira, 12 de abril de 2010

DIA DE CAMPO DE FEIJÃO

Nos dias 5 e 6 de maio de 2010 na Agência Paulista de Tecnologia dos Agrongócios - APTA Sudoeste Paulista, em Capão Bonito (SP, na Rodovia Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, Km 232 - estrada Captão Bonito/Guapiara, acontece o 25o. Dia de Campo de Feijão.

O evento é promovido pela APTA Sudoeste Paulista em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas - IAC e tem apoio da SAA, APTA Regional e Governo do Estado de São Paulo.

Programação

05/05

7h30 - Inscrições
8h00 - Abertura
8h30 - Custos de produção do feijoeiro - Cristina Fachini - ITAL/APTA CAMPINAS, Marli Dias Mascarenhas Oliveira - IEA/APTA SAO PAULO
9h15 - Avanço tecnológico - Bayer Cropscience
9h25 - Avanço tecnológico - BASF S/A
9H35 - Manejo da resitência de plantas daninhas à herbicidas - Jamil Constantin - UEM/Maringá/PR
10h10 - Visita aos módulos de campo
12h00 - Encerramento e confraternização

06/05

7h30 - Inscrições
8h00 - Abertura
8h30 - Impactos econômicos na aplicação de defensivos - Hamilton H. Ramos - CEA/IAC/APTA JUNDIAÍ
9h15 - Avanço tecnológico - Arysta LifeScience
9h25 - Avanço tecnológico - Syngenta
9h35 - Interferência da semente na transmissão de patógenos - Margarida Fumiko Ito - Centro de Fitossanidade - IAC/APTA CAMPINAS
10h10 - Visita aos módulos de campo
12h00 - Encerramento e confraternização

Mais informações:
APTA SUDOESTE PAULISTA
15-3542-1310/1708
e-mail: polosudoestepaulista@apta.gov.br

PLANO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

Os produtores rurais que representam as cadeias produtivas estão convidados a participar

Nesta quinta-feira, 15, às 14h00, na sede da CATI Regional Avaré acontece a primeira reunião oficial entre produtores rurais e técnicos das Casas da Agricultura da microregião de Avaré (Avaré, Arandu, Águas de Santa Bárbara, Barão de Antonina,Cerqueira César, Coronel Macedo,Iaras, Itaí, Itaporanga, Manduri, Paranapanema e Taquarituba) para tratar da elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável - PRDRS.

O plano, segundo o eng. agro. Sérgio Faria, da CATI Regional Avaré, leva em consideração as cadeias produtivas já elencadas nos Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável - PMDRS, fruto da participação dos produtores rurais nos grupos de trabalho do ano de 2009.

Na reunião anterior aconteceu uma oficina para entendimento da metodologia de concepção do PRDRS e agora, segundo Faria, será discutido com os produtores e os grupos de trabalho em cada cadeia produtiva, a priorização das cadeias de acordo com os critérios já estudados anteriormente e as características de cada município e suas tendências naturais para certo tipo de agronegócio ou atividade rural familiar.

Para Rui Ferreira, chefe da Casa da Agricultura de Avaré, o PRDRS é um instrumento importante para que a CATI e o Governo do Estado possam estabelecer políticas públicas eficientes, principalmente, porque o PRDRS permite uma visão ampliada da região e dos principais potenciais e gargalos da produção agrícola e pecuária em suas diferentes interfaces com outros setores da economia regional.

Eliseu de Melo, diretor substituto da CATI Regional Avaré aponta que a integração entre os produtores rurais, Prefeituras e organizações da sociedade civil são fundamentais para que o PRDRS mostrem a realidade da região e busquem meios viáveis para as soluções dos principais problemas ou entraves para o desenvolvimento sustentável da agricultura e da pecuária.

Mais informações:

CATI Regional Avaré
14_3733-1977 ramal 30

Fonte: CATI Regional Avaré

Prevenção de acidentes com máquinas

I Workshop sobre Prevenção de Acidentes com Máquinas nas Áreas Agrícola e Florestal
12 a 13 de abril de 2010, no auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, FCA/UNESP, Fazenda Lageado, em Botucatu - SP.

Mais informações e programação:
14_3882-6300 ramal 3
www.fepaf.org.br
cursosfepaf@fca.unesp.br

CATI realiza Semana de Fitoterapia

CATI realiza VIII Semana de Fitoterapia “Prof. Walter Radamés Accorsi”

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em parceria com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal de Campinas, realiza de 14 a 16 de abril, a VIII Semana de Fitoterapia “Prof. Walter Radamés Accorsi”.

O evento tem como objetivo difundir o conhecimento sobre a cadeia produtiva de plantas medicinais, da produção à utilização, por meio de palestras e visita técnica. O evento acontece na sede da CATI, em Campinas-SP, e no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas - CPQBA da Unicamp.

Este ano, a Semana de Fitoterapia conta com a participação da palestrante belga Doutora Lutgart Gillis, médica generalista da Universidade de Louvain, na Bélgica. Lutgart é estudiosa dos manuscritos de Hildegarda de Bingen (personagem da História da Medicina) e abordará temas sobre alimentação e plantas medicinais. As palestras serão traduzidas.

A programação inclui, ainda, estandes de produtos relacionados ao tema e a participação é gratuita.

São parceiros na realização do evento: a Associação Cornélia Vlieg/Oficina Agrícola, a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região – ANC, a Associação dos Rotaryanos de Campinas, a Botica da Família, o CPQBA/Unicamp, a Embrapa Transferência de Tecnologia através de seu Escritório de Negócios de Campinas, o Grupo Saberes à Luz do Sol, e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.

Informações:
www.cati.sp.gov.br
(19) 3743-3795, com Maria Cláudia

Fonte: Assessoria de Imprensa da CATI