sexta-feira, 12 de março de 2010

Assentados aderem ao CATI Leite







Projeto visa aumentar a produtividade com melhoria da qualidade do leite e da renda dos produtores

Dois pequenos produtores de leite do Assentamento Santa Adelaide, em Avaré, Joel Marson e Antonio Xavier, integrantes da UNIAGRO, ingressaram recentemente no Projeto CATI Leite desenvolvido pela CATI Regional Avaré.

O engenheiro agrônomo Rui Ferreira, chefe da Casa da Agricultura de Avaré, esteve nas propriedades para uma visita técnica e entrega das planilhas para a escrituração zootécnica e econômica da atividade. Durante a visita Rui vistoriou os piquetes para pastejo rotacionado, instalação da cerca elétrica, condição sanitária das vacas em lactação e a condição das áreas de plantio de cana-de-açúcar para a suplementação do gado no período de inverno.

Marson está utilizando o capim mombaça para os sistema de pastejo e Xavier está aproveitando uma área de brachiara decumbens (braquiarinha) já instalada na sua propriedade. As vacas existentes para o projeto são consideradas cruzadas, tendo, na sua maioria grau variado de sangue das raças gir e holandesa.

Acompanhado do gestor de agronegócio da Casa da Agricultura de Avaré, Fernando Franco, Rui orientou os assentados na adubação das pastagens, manejo correto do gado e na condução das áreas com cana-de-açúcar, bem como o adequado preenchimento das planilhas. Fernando abordou o associativismo e incentivou os produtores ao trabalho coletivo e os motivou para a organização rural. O gestor de agronegócio esclareceu formas de agregação de valor ao leite produzido e a melhoria da qualidade da produção.

Rui Ferreira aponta que a meta do Projeto CATI Leite é ampliar a produtividade, com melhoria dos índices zootécnicos e econômicos, visando o aumento da renda e da qualidade de vida dos assentados.

Fonte: Senhor F & Associados

Legendas:

catileite – Rui Ferreira explica a Antonio Xavier a importância da escrituração
catileite (3) – Capim mombaça dá bons resultados no pastejo rotacionado
catileite (7) – O agrônomo da CATI Avaré orienta Marson no preenchimento das planilhas

Rangel encontra com Xico Graziano
















Recentemente, quando da visita do secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo na Estância Turística de Avaré, para a retirada definitiva dos resíduos de amianto, doutor Antonio Rangel, diretor da CATI Regional Avaré, se encontrou com o amigo e agrônomo Xico Graziano.

Na ocasião, autoridades locais e regionais, secretários, vereadores e o deputado estadual Marcos Martins (PT), bem como representantes dos veículos de comunicação (rádios, jornais, sites de notícias, canais de TV e revistas) acompanharam a saída das 250 toneladas de amianto que estavam abandonados há 12 anos em uma fábrica de pastilhas de freio desativada. Os resíduos foram encaminhados para o aterro sanitário classe 1, em Tremembé/SP, por ironia do destino, cidade onde nasceu Rogelio Barchetti, o atual prefeito de Avaré/SP.

Durante o encontro, Rangel conversou com Xico Graziano sobre o problema do amianto em relação à agricultura e à saúde pública, visto ser um elemento altamente tóxico, poluente e cancerígino.

Xico Graziano elogiou a atuação do prefeito Rogelio Barchetti e da secretária municipal do meio ambiente, Mirthes Vieira, em defesa do meio ambiente de Avaré e na luta em prol da retirada do amianto e anunciou a destinação de aproximadamente 1 mihão de reais em verbas para Avaré, sendo 500 mil reais para instalação de uma trituradora regional de entulhos de construção, um novo caminhão para coleta de lixo domiciliar e demais recursos previstos em convênios.

Graziano foi comunicado que a Câmara de Vereadores irá outorgar a ele o título de Cidadão Avareense, pelo empenho e colaboração do secretário nas causas ambientais da Estância. O projeto deve ser aprovado por unanimidade pela Casa de Leis de Avaré.
Também participaram da remoção do amianto Fernanda Giannassi, fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABRAER) o doutor Benami Francis Dicler, médico e ambientalista avareense.
Texto e foto: Senhor F & Associados










Presidente do CMDR Avaré é homenageada




Agricultora foi prestigiada por seu trabalho social em favor dos pequenos produtores rurais e agricultores familiares

Com o plenário da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré completamente lotado, nesta segunda-feira, 8, a agricultora Rosmary Batista Fogaça foi homenageada em sessão solene para a entrega do título de “Mulher Benemérita”.

A honraria, criada pelo Decreto Legislativo 222/09, foi indicada e entregue pelo vereador Ernesto Alburquerque (PT) pelos relevantes serviços prestados por Rosmary ao desenvolvimento e apoio à causa da agricultura avareense, principalmente pela defesa dos direitos dos pequenos produtores rurais e agricultores familiares.

Envolvida em diversas causas sociais de Avaré, Rose Fogaça é muito atuante e dedicada. Destaca-se pelo trabalho na Pastoral da Igreja São Pedro Apóstolo, onde todas às quintas-feiras colabora na distribuição de sopa às famílias carentes nos bairros Vila Esperança e Jardim Paraíso.
Como representante popular da classe rural é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Avaré – CMDR Avaré, vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural de Avaré, que abrange doze municípios da área do EDR/CATI/Regional Avaré e atua como secretária da Associação dos Produtores Rurais das Microbacias Hidrográficas do Bairro dos Rocha e Pinhal.

Rose também integra o Conselho de Curadores da Fundação Padre Emílio Imos, entidade assistencial que cuida de jovens com necessidades especiais. Por outro lado, a homenageada ainda encontra tempo e disposição para participar das discussões sobre segurança pública no município, pois é membro do Conselho Municipal de Segurança Pública de Avaré – CONSEG, entidade ligada ao trabalho da polícia civil e militar de Avaré, com destaque para o eficiente trabalho do Patrulhamento Comunitário Rural de Avaré.

Para o diretor da CATI Regional Avaré, Antonio Rangel, a homenagem é mais que justa, pois Rosemary sempre foi uma batalhadora para o fortalecimento do pequeno produtor rural avareense. “A Rose tem feito um excelente trabalho no CMDR Avaré, mostrando a força e a competência da mulher do meio rural”, disse.

Eliseu Aires de Melo, assistente técnico de planejamento da CATI Regional Avaré, o exemplo da Rose é seguido por outras mulheres no CMDR Avaré, como dona Carmen Paixão, representante da Feira Livre do Produtor Rural e outras mulheres abnegadas que lutam melhoria da renda e da qualidade de vida do homem do campo.

Durante a cerimônia, o coordenador da CATI, engenheiro agrônomo José Luiz Fontes, encaminhou mensagem parabenizando a presidente do CMDR Avaré pelo recebimento do título e desejando sucesso na condução dos trabalhos à frente do colegiado rural. Para o engenheiro agrônomo Rui Ferreira, chefe da Casa da Agricultura de Avaré, o título de “Mulher Benemérita” outorgado a Rose mostra que a mulher ocupa hoje uma posição de destaque no meio rural. “Temos de apoiar cada vez mais a participação das mulheres agricultoras no CMDR Avaré”, diz.

Texto e foto: Senhor F & Associados

Legenda:

Rose (1) – Doutor Enersto Alburquerque e Rosmary durante a entrega da honraria
Rose - Doutor Rangel, Eliseu de Melo, Rose e familiares