quarta-feira, 19 de maio de 2010

MPA inaugura Centro de Aquacultura no interior de São Paulo



O Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA inaugura nesta sexta-feira, 21, em Monte Aprazível, interior de São Paulo, o Centro de Educação Tecnológica de Aquacultura - CETAq e o Laboratório de Processamento de Pescado.

O evento acontece a partir das 9h00 na Câmara dos Vereadores de Monte Aprazível, na Praça São João, com a presença do ministro Altemir Gregolin, aquicultores, piscicultoes, produtores rurais, técnicos da Superintendência do MPA em São Paulo, prefeitos, autoridades e lideranças regionais.

A escola tem várias especialidades de formação técnica e uma de suas prioridades é a formação de filhos de pescadores e piscicultores do interior paulista. Por suas características e estrutura, a escola pretende ser uma referência na produção e no processamento do pescado.

A escola vai ter laboratório de análise de água, fábrica de ração, tanques escavados de engorda de pescado e estrutura de beneficiamento. Inicialmente o curso de Aqüicultura e Processaemento de Pescado deverá receber turmas que juntas somarão 60 alunos. O objetivo principal é formar profissionais para desenvolver a piscicultura, bem como promover a inserção do pescado na merenda escolar. Outra meta é preparar técnicos para todas as etapas do processo produtivo do pescado.

O Centro de Educação Tecnológica Chopin Tavares de Lima é resultado de um projeto coordenado pela Associação de Aquicultores de Monte Aprazível e Região (Aquamar). Inicialmente com recursos do MEC, o centro foi se estruturando nos últimos anos para formar profissionais em várias áreas do mercado, entre elas a pesca e a aquicultura. Em 2005, o Ministério da Pesca liberou R$625 mil para a implantação do laboratório de processamento do pescado, que agora passa a se incorporar à estrutura.

LABORATÓRIO
- O Laboratório de Processamento está pronto para iniciar sua operação, estando instalados os equipamentos para linha de processamento do filé. O processamento inicial será de 2 toneladas/dia, com capacidade de chegar a 6 toneladas/dia. A produção inicial será distribuída regionalmente. Em meados de 2011 está previsto o processamento de alimentos como; hambúrguers, kibes e nuggets de tilápia.

O foco principal da produção será para atender as Escolas na merenda escolar.

O funcionamento do Laboratório de Processamento possibilitará a reativação dos viveiros escavados aprovados que se encontram desativados, incentivando também a produção de outras espécies como: Tambacu; Piau; Pirapitinga e Pacu. A produção será direcionada para processamento no laboratório, possibilitando a geração de novos empregos diretos e indiretos na região.

Legenda da foto:

Altemir Gregolin: "Aquicultura é setor estratégico para o governo federal"

Um comentário:

  1. Gostaria de maiores informações sobre o curso de aquicultura - mariosaraceni2009@hotmail.com

    ResponderExcluir