quinta-feira, 17 de março de 2011

Encontro Técnico de Arroz: boas perspectivas






O Núcleo de Produção de Sementes de Avaré, do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes DSMM-CATI, realizou recentemente uma Reunião Técnica sobre Arroz ocorrida em Paranapanema-SP, na Fazenda Taquari, propriedade do rizicultor Geert Van Den Broek.

Segundo o diretor do NPS Avaré, engenheiro agrônomo Vilson De Vechi, a reunião faz parte da Ação Governamental - Arroz Paulista de Qualidade e contou com 35 participantes, entre eles técnicos, rizicultores, agricultores e representantes da indústria.

Foram avaliados 24 materiais próximos ao ponto de colheita, sendo 18 comerciais e 6 linhagens, a saber: IAC 202, IAC 201, IAC 2005 e IAC 2009 (Instituto Agronômico de Campinas - IAC), EPAGRI 109 (EPAGRI-SC), ANA 9001, AN BEST 2000, AN Cambará, AN Jatobá (AgroNorte-Sinop-MT), IRGA 409, IRGA 417 (Instituto Riograndense de Arroz-RS), BRA 032048, BRA 052023, BRA 052033, BRA 052045, BRS Caravera, BRS Fronteira, BRS Tropical, BRS Pepita, BRS Sertaneja, BRS Sinuelo CL, BRS Taim, BRS Atalanta e BRS Querência (Embrapa CNPAF - Santo Antonio de Goiás-GO e Embrapa Clima Temperado - Pelotas-RS).

De acordo com De Vechi, os próximos passos do trabalho são a colheita de cada material, avaliação de campo, avaliação da qualidade industrial, conclusões e envio dos resultados aos participantes. "Temos dois ensaios, um de setembro e outro de novembro de 2010, em épocas diferentes de plantio. Assim, podemos avaliar melhor o comportamento de cada material", explica De Vechi.

Segundo o engenheiro agrônomo Rubens Yamanaka, do NPS-DSMM-CATI, o objetivo da Ação Governamental da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA)desenvolvida pela CATI em parceria com a indústria paulista e rizicultores parceiros é identificar cultivares de arroz de ciclo curto, resistentes ao ataque de pragas e doenças, reduzido acamamento e com tipo de grão aceito pelo mercado consumidor.

O diretor da Broto Legal Alimentos, de Porto Ferreira-SP, Lázaro Moreto, participou da reunião e parabenizou a CATI e a SAA pela iniciativa dos ensaios e e pelo fortalecimento do setor com a criação do Programa Arroz Paulista de Qualidade. Moreto também ressaltou que, apesar das dificuldades dos rizicultores paulistas, acredita na melhora do mercado e dos preços pagos ao produtor.

Para o engenheiro agrônomo Adriano Bussolaro, da AgroNorte, estas ações da CATI são fundamentais para apoiar e estimular os rizicultores paulistas. "Por outro lado, a produção de sementes de arroz de alta qualidade e baixo custo para os pequenos e médios produtores e agricultores familiares é importante para incentivar o crescimento da área plantada de arroz em terras paulistas", disse.

Fonte e fotos: Fernando Franco - CATI Regional Avaré

Legendas:

Foto 1 - Técnicos e produtores rurais durante o encontro técnico de arroz
Foto 2 - Aspecto da cultivar IAC 202, uma das mais plantadas na região de Avaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário