sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Agroecologia: uma visão holistica da agricultura

Comissão Técnica de Agroecologia da CATI se reúne em Avaré e define planejamento para 2.011

No último dia 22, terça-feira, a CATI Regional Avaré sediou a primeira reunião da Comissão Técnica de Agroecologia (CTA), quando foram discutidos as atribuições das Comissões Técnicas da instituição e o planejamento dos trabalhos para 2.011.
De acordo com o presidente da comissão, engenheiro agrônomo Osmar Mosca Diz, ficou definido a elaboração de um diagnóstico da agroecologia no Estado de São Paulo, com o objetivo de identificar as iniciativas agroecológicas, suas dificuldades e oportunidades, bem como mapear quais instituições que atuam na área e quais os trabalhos já realizados para que se possam estreitar as parcerias entre os diversos atores e demais instituições para proporcionar resultados mais efetivos.

MANUAL E ATER - Os trabalhos da CTA também prevêem a capacitação de técnicos, publicação de manual de boas práticas agroecológicas e desenvolvimento de um programa de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) para incentivar a agroecologia junto aos produtores rurais. Segundo o engenheiro agrônomo Sérgio Faria, da CATI Regional Avaré, compromissada com o desenvolvimento rural sustentável a CATI formou recentemente a Comissão Técnica de Agroecologia (CTA), composta por Letícia Sturlini, Fernando Santos, Escolática Ramos, Roberto Machado, Roberto Shirasaki, Rolando do Nascimento, Antonio Machiori e o próprio Sergio Faria, todos eles com conhecimento no tema e trabalhos em agroecologia e sistemas de produção rural sustentáveis.

METAS - Osmar Mosca aponta que a comissão vai orientar os órgãos competentes sobre a situação atual e as perspectivas para o melhor desempenho produtivo e econômico da atividade. Deve ainda elaborar pareceres, planos ou apresentar soluções para problemas existentes (e relacionados à questão ambiental e mais especificamente à agroecologia), fomentar a integração entre os técnicos de todas as áreas de atuação da CATI, sendo como um fórum permanente para a discussão técnica.
Promover a interação da CATI com órgãos de pesquisa, ensino e extensão, apoiar o Centro de Treinamento da CATI (CETATE) na realização de encontros técnicos, seminários, simpósios, congressos, cursos e periódicos com objetivo de apresentar e avaliar resultados, difundir os conhecimentos obtidos, capacitar técnicos e produtores rurais, validar novas tecnologias, revisar conteúdos técnicos em agroecologia para a edição e produção de publicações destinadas a público interno e externo; apoiar o Centro de Informações Agropecuárias da CATI (CIAGRO) na difusão de informações de natureza técnica e legislativa de interesse interno e externo, utilizando as tecnologias de comunicação eletrônica e as redes sociais da CATI na internet, são outras propostas da Comissão Técnica em Agroecologia.

BOX – O QUE É AGROECOLOGIA

Devido à crescente preocupação com meio ambiente, saúde e com um desenvolvimento mais sustentável, a agroecologia vem se destacando nas atividades rurais.
Agroecologia pode ser definida como uma ciência abrangente, que vai muito além de uma agricultura sem utilizar agrotóxicos. A agroecologia leva em consideração além das técnicas de produção, as questões ambientais, sociais e mesmo culturais.
Quando falamos de agroecologia não podemos ter a visão de que o produtor produz simplesmente para atender ao mercado. Deve-se pensar numa relação mútua entre consumidor e produtor. Para o consumidor ter produtos mais saudáveis é importante que os produtos sejam produzidos o mais próximo possível, para não perder sua qualidade no transporte. Além disto, o produto deve ser produzido preferencialmente nas épocas adequadas, assim terá menor perda com pragas ou doenças, sem necessidade de uso de agrotóxicos ou defensivos químicos, com um menor custo de produção e sem resíduos contaminantes, o que é bom tanto para o produtor, quanto para o consumidor final.

Texto e fotos: Fernando Franco, Gestor de Agronegócio - CATI Regional Avaré


Legenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário