segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Reunião Técnica sobre Arroz em Paranapanema





Objetivo é demonstrar resultados de ensaios a campo com diversas cultivares sob pivô central





Nesta quarta-feira, 2, a partir das 14h00, acontece importante Reunião Técnica sobre Arroz. O evento é promovido e organizado pelo Núcleo de Produção de Sementes de Avaré(NPS), do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM)da CATI Regional Avaré,órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).

Segundo o engenheiro agrônomo Vilson De Vechi, diretor do NPS Avaré, a reunião é aberta aos agricultores, estudantes de ciências agrárias, técnicos da rede pública e particular de assistência técnica e extensão rural, empresas do setor rizícola, profissionais da cadeia produtiva do arroz e interessados no assunto.

A reunião será realizada na Fazenda Taquari, Km 241, da Rodovia Raposo Tavares, em Paranapanema-SP. A propriedade pertence ao rizicultor Geert Van Den Broek, tradicional agricultor parceiro da CATI na produção de sementes certificadas.

ARROZ DE TERRAS ALTAS - De Vechi explica a reunião vai tratar de cultivares de arroz para terras altas sob pivô central e avaliar 24 materiais de todo o Brasil que são objetos de estudo e ensaios-de-campo da CATI.

"São excelentes materiais com potencial para produção sob pivô central (irrigado)em nossa região. Estamos avaliando o comportamento das cultivares nos ensaios conduzidos pela CATI na região de Avaré, levando-se em consideração as condições edafoclimáticas da nossa microrregião. A avaliação também contempla as características industriais destas cultivares, ou seja, a avaliação do grão para o mercado consumidor", diz Vilson De Vechi.

De acordo De Vechi e o engenheiro agrônomo Rubens K. Yamanaka, responsável pelos ensaios, os primeiros resultados obtidos são animadores e servem de base para orientação aos rizicultores regionais e para a indústria brasileira. Segundo os técnicos, na região de Avaré há 50 hectares destinados a reprodução de sementes certificadas por agricultores parceiros e 300 hectares de arroz para atender a indústria, em lavouras comerciais.


SERVIÇO:

Reunião Técnica sobre Arroz
Local: Fazenda Taquari, Km 241 da Rodovia Raposo Tavares - Estância Turística de Paranapanema - SP - Próximo a entrada da Subestação de Energia Elétrica da CERIPA
Data: 02-02-2011
Hora: 14h00
Entrada franca

Mais informações:
SAA-NPS Avaré-DSMM-CATI Regional Avaré
Telefone: 14-3733-1952
E-mail: nps.avare@cati.sp.gov.br


Texto: Fernando Franco
Foto: Rubens Yamanaka
Legenda: Cultivar de arroz IAC 202 na fase de maturação

Nenhum comentário:

Postar um comentário