sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ATER Indígena é tema de curso da CATI








De 14 a 16 de dezembro, a CATI realizou o II Módulo de Formação em ATER Indígena. O curso aconteceu em Mongaguá, litoral paulista, na sede da FETICOM. Participaram aproximadamente 40 técnicos da instituição das Regionais onde há alguma etnia aldeada.

Ministraram as palestras o cientista social Roberto Donato da Silva Júnior doutorando UNICAMP), a antropóloga Malu Brant (FUNAI), o biólogo Júlio Moraes (UFSCAR)e o engenheiro agrônomo Abelardo Gonçalves (Divisão de Extensão Rural - DEXTRU-CATI), que abordou as estratégias para ATER Indígena no âmbito do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas II - Acesso ao Mercado.

Durante o curso os técnicos aprofundaram conhecimentos e conceitos de antropologia e agroecologia, tendo o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento e o trânsito entre teoria e prática, como base para uma abordagem holística das comunidades indígenas e o desenvolvimento sustentável da agricultura junto as diversas etnias existentes no território paulista, entre elas, os Guaranis, Kaingang, Terena, Krenak e outras quatro etnias originárias do Nordeste do Brasil e não aldeadas.

Os participantes também puderam trocar experiências e impressões sobre o trabalho já realizado ou em andamento em diversas aldeias e conhecer um pouco dos principais troncos linguísticos (Tupy, Gê, Karib, Aruak e Macro-Gê), sistema de produção indígena e organização social das etnias localizadas em São Paulo, no Litoral Norte, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Oeste e Sudoeste Paulista.

Fonte e fotos: Fernando Franco - CATI Regional Avaré

Legendas:

Abelardo, da DEXTRU-CATI

Grupo de ATER Indigena da CATI

Antropóloga Malu Brant, da FUNAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário