segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Turismo Rural na Microbacia dos Rochas














Evento aconteceu na Microbacia dos Rochas como parte do Curso de Turismo Rural




Nesta quinta-feira, 4, pequenos agricultores da Microbacia Hidrográfica do Bairro dos Rochas realizaram o 1º Festival de Resgate Gastronômico. O evento foi realizado na Paróquia do Bairro e fez parte do nono módulo do Curso de Turismo Rural promovido pelo Sindicato Rural de Avaré (SRA), com apoio do SENAR-SP e Prefeitura de Avaré.

Além dos produtores rurais, participaram do evento o prefeito Rogelio Barchetti, Pedro Lucchesi (secretário municipal de Agricultura), funcionários do SRA e da Secretaria Municipal da Agricultura (SMA), Aparecido “Gato” Fernandes (secretário de Obras), engenheiro agrônomo Rui Ferreira (chefe da Casa da Agricultura de Avaré), Fernando Franco e Pedro Guazzelli, gestores de agronegócio da Prefeitura de Avaré, a primeira-dama Maria Silvia, Rosmary Fogaça (presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural - CMDR-Avaré), Padre Carlos e Valdomiro Flávio Garcia presidente da Associação dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica do Pinhal).


Segundo Covolan, instrutor do SENAR-SP, o Festival Gastronômico tem como objetivo resgatar a culinária desenvolvida no Bairro dos Rochas como fator histórico-cultural ligado ao potencial turístico da região. Além das comidas típicas feitas com alimentos sem agrotóxicos (saladas, frango caipira ao molho, leitoa assada, arroz, feijão, macarrão, doce de mamão, abóbora, figo, abacaxi e melancia), também houve uma pequena exposição rural, com objetos que contam a história e os costumes do Bairro, que é muito conhecido pela produção de hortifrutigranjeiros.


O prefeito Rogelio Barchetti disse que, apesar das dificuldades, a Prefeitura de Avaré procura sempre atender todos os pedidos dos produtores rurais e reafirmou a intenção de resolver em breve a manutenção das estradas rurais dos Rochas, Água da Onça e Três Coqueiros, melhorando o escoamento das safras e a locomoção dos moradores daquela região.


Pedro Luchessi, que é o atual presidente do Sindicato Rural de Avaré (SRA), lembrou que o SENAR-SP é um grande parceiro e que mais de 100 cursos já foram realizados através do Sindicato, com apoio da Prefeitura. Lucchesi apontou que em breve a Secretaria Municipal de Agricultura vai incrementar a Patrulha Agrícola de Avaré com novos tratores traçados e implementos visando à melhoria das estradas rurais, maior reivindicação dos produtores rurais.


Para Rui Ferreira, chefe da Casa da Agricultura de Avaré, a zona rural avareense tem um enorme potencial para desenvolver o turismo rural sustentado, com a agregação de valor ao que é produzido pelos agricultores, respeito ao meio ambiente e com o aproveitamento racional dos recursos naturais. “Temos que nos organizar para que isso aconteça de forma ordenada, por isso, capacitações como esta do SENAR-SP com apoio da Prefeitura e da CATI Regional Avaré são fundamentais”, disse.


Texto e fotos: Fernando Franco – CMDR Avaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário