terça-feira, 25 de maio de 2010

AGRICULTORES PEDEM APOIO A DEPUTADOS EM SP






Meta é aprovar Projeto de Lei 946/2009 que aprimora o FEAP/BANAGRO

Demonstrando boa articulação e organização, agricultores de todas as regiões do interior paulista marcaram presença na Assembléia Legislativa de São Paulo nesta terça-feira, 25, para pedir apoio aos líderes dos partidos naa aprovação em regime de urgência do Projeto de Lei 946/2009, em trâmite naquela Casa de Leis.

O projeto tem como objetivo o aprimoramento das subvenções econômicas aos agricultores familiares, pequenos produtores rurais e pescadores artesanais, bem como suas cooperativas e associações, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista/Banco do Agronegócio Familiar - FEAP/BANAGRO.

Apoiando os agricultores nesta empreitada estavam os presidentes das associações de produtores rurais e cooperativas, presidentes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável - CRDRS, representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS e técnicos e alguns diretores da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI, que lotaram os corredores da Assembléia para chamar a atenção dos deputados para a importância do tema.

O engenheiro agrônomo José Luis Fontes, coordenador da CATI, explicou aos líderes de bancada a necessidade da aprovação do projeto de lei no âmbito das ações futuras do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas II - Acesso ao Mercado - e pediu apoio aos parlamentares.

Fontes destacou que alterações na Lei que disciplina o FEAP/BANAGRO são fundamentais para a adoção de práticas que garantam mecanismos de proteção de preços, reduzindo os riscos de mercado e melhorando a renda e da qualidade de vida do pequeno produtor rural e agricultores familiares paulistas.

João Fidelis, presidente da Federação das Associações de Produtores Rurais das Microbacias Hidrográficas do Estado de São Paulo - FAMHESP, conversou com diversos parlamentares, entre eles Antonio Salim Curiati (PP) e Celso Giglio (PSDB), e disse que os deputados se mostraram favoráveis à aprovação do Projeto de Lei, que deve entrar em votação nesta quarta-feira, 26.

"O FEAP/BANAGRO é uma ação importante do governo de São Paulo para o financiamento das atividades dos pequenos produtores rurais através do associativismo e da adoção de novas tecnologias, promovendo o aumento da produção, o uso de práticas conservacionistas nas microbacias e o aumento da renda das famílias que vivem e produzem no campo. Esse é o papel do fundo", afirmou Fidelis.

Já a agricultora Rosmary Batista Fogaça, vice-presidente do CRDRS Avaré, destacou a importância da alteração da lei que criou o FEAP/BANAGRO porque o fundo é um grande vetor do desenvolvimento da agricultura paulista, disponibilizando recursos a juros acessíveis, carência e prazos adequados de pagamento. "No entanto, o governo precisa rever a política de garantias reais presentes nestas linhas de financiamentos, pois a exigência de 150% inviabiliza a tomada de dinheiro por parte do pequeno produtor", reclamou.

Para o diretor da CATI Regional Avaré, engenheiro agrônomo Eliseu Aires de Melo, as linhas de crédito do FEAP/BANAGRO ajudam a construir o desenvolvimento sustentável no Estado de São Paulo através do financiamento das cadeias produtivas de maior destaque no agronegócio paulista. "Dessa forma, o fundo cumpre seu objetivo de contribuir para o crescimento do agronegócio paulista. Agora, o foco do agricultor deve ser a gestão eficiente da produção e a comercialização eficaz. Acredito que tanto o FEAP como a CATI poderão auxiliar o pequeno produtor neste desafio", completou Eliseu.

Fonte: CATI Regional Avaré

Legenda:

Eliseu, Fidelis e Rosmary na Assembléia Legislativa de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário