terça-feira, 30 de março de 2010

Ministro da Pesca participa de seminário em Londrina



Ministro da Pesca, Altemir Gregolin, participa do evento em Londrina e vai abordar as políticas do Governo Federal para alavancar o setor

A Associação Norte Paranaense de Aquicultures - ANPAQUI, realiza o 9º Seminário Estadual de Aquicultura, no dia 05 de abril de 2010 (segunda-feira). O evento acontece no Recinto Horácio Sabino Coimbra, localizado no interior do Parque Gov. NeyBraga, em Londrina/PR, durante a 50ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, vai participar do evento e falar sobre as políticas públicas do Governo Federal para o setor. Para Fernando Franco, gestor de agronegócio da Casa da Agricultura de Avaré e presidente da COOMAPEIXE, outro assunto de grande importância que será debatido no evento é a demarcação dos Parques Aquícolas na bacia do rio Paranapanema, que será abordado por José Wigineski - Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA/Curitiba/Paraná. “Este tema é fundamental para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do pescado nos quase mil quilômetros ao longo da bacia do Paranapanema”, diz Franco.

Fernando Franco ressalta que, segundo a Carta de Avaré, documento gerado e encaminhado às autoridades durante o I Fórum de Piscicultura em Tanque Rede do Sudoeste Paulista (www.forumtanquerede.com.br), realizado em 2009, com apoio da SAA/CATI, existem nos reservatórios do Rio Paranapanema, 162 solicitações de autorização de uso de espaços em águas da União, as chamadas áreas aquícolas, que somadas, ocupam uma área de perto de 235 hectares, com uma estimativa de produção de 274 mil toneladas/ano.
Ainda de acordo com o documento, “para a manutenção desta produção será necessário a criação de políticas públicas que beneficiem pontos como a sanidade, o escoamento da produção, incentivo para formação de associações e cooperativas de produtores, além da disponibilização de assistência técnica e tecnologia de ponta que, possam promover a atividade com sustentabilidade”.

Segundo Petra Maria Wagner, presidente da ANPAQUI, a entrada no seminário é gratuita e o evento é voltado para piscicultores, aquicultores, técnicos, estudantes e produtores rurais interessados no desenvolvimento do setor pesqueiro e aquícola.

Mais informações e inscrições:
E-mail: associacaoanpaqui@hotmail.com
Telefone: (43) 3338-8600, de segunda à sexta-feira das 13h00 às 18h00

PROGRAMAÇÃO

08h 30 min. - Recepção dos participantes.

09h 00 min. - Abertura dos trabalhos, com pronunciamento de boas vindas das
entidades promotoras e realizadoras.

09h 30 min. - Palestra: Modelo Emater de Produção de Tilápia. Por Gelson
Hein. MSc Médico Veterinário - Instituto Emater, Toledo-PR.

10h 00 min - Intervalo.

10h 15 min. - Palestra: Aquicultura no Brasil: uma visão geral. Por Fernando
Kubitza, Ph. D. - Acqua & Imagem Serviços Ltda - Jundiaí/SP. Moderador: Luiz
de Souza Viana, Engenheiro de Pesca, MSc - Coordenador do Ministério da
Pesca e Aquicultura, Superintendência Federal do Paraná - Curitiba/PR.

11h 15 min. - Discussão sobre a implantação dos Parques Aquícolas na Bacia
do Paranapanema - José Wigineski - Superintendência Federal do MPA/PR -
Curitiba/PR.

11h 45 min. - Políticas Públicas da Pesca e Aquicultura para o
Desenvolvimento de Setor. Altemir Gregolim, Ministro da Pesca e Aquicultura
- Brasília/DF.

12h 30 min. – Encerramento

Fonte – Senhor F & Associados

Legenda:
Itambaracá 9 – Tanque rede no Paranapanema: potencial de pescado para São Paulo e Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário