sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Produtores de leite de Itaí buscam maior integração





Meta é fortalecer associação e melhorar resultados em Itaí



Na noite do último dia 07 de fevereiro, no salão nobre da Casa da Agricultura de Itaí aconteceu uma importante reunião da Associação dos Produtores de Leite de Itaí e Região – APLIR.

Estiveram presentes na reunião os representantes de um instituto que tem como proposta assessorar e gerenciar as atividades como um todo, diagnosticando seus entraves e propondo ferramentas, como a “vaca móvel”, para solucionar os problemas dos produtores.

Também foi aberto um espaço para que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, através de seus representantes, apresentasse o Programa Pró-Leite, que é mais uma ferramenta para orientar e capacitar o produtor na direção da eficiência na atividade leiteira, assim como o Projeto CATI Leite desenvolvido em todo Estado de São Paulo.

De acordo com o engenheiro agrônomo Marcus Vinicius Rezende Costa, da Casa da Agricultura de Itaí, “embora o grupo esteja se consolidando com uma idéia em comum, ainda há muita dispersão por parte de alguns produtores que, de forma individualista, não participam das oportunidades oferecidas pela associação, pela CATI e pela Casa da Agricultura de Itaí. No entanto, se bem conduzida tecnicamente, a produção de leite apresenta um excelente retorno econômico em comparação com outras atividades agropecuárias”, diz.

Vinicius explica que a Casa da Agricultura de Itaí, órgão da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI e da Secretaria da Agricultura e Abasteciemento do Estado de São Paulo (SAA) tem como objetivo esclarecer e ser aglutinadora de esforços, na direção de fortalecer o agronegócio do município.

A Casa da Agricultura de Itaí conta com seus parceiros, estando de portas abertas para políticas condizentes com o Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, procurando não perder o foco das diretrizes do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – PMDRS, cujo texto foi elaborado em 2009 com a participação dos agricultores, representantes locais do setor rural e aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Itaí – CMDR Itaí.

“O PMDRS foi reconhecido e assinado pelo prefeito e pelo diretor da CATI Regional Avaré, engenheiro agrônomo Eliseu Aires de Melo, estando em pleno vigor”, acrescenta Marcus Vinicius.


Legenda: O produtor de leite Gilberto Carlos, atual presidente da APLIR


Crédito:


Texto: Fernando Franco – Mtb 33.972 – SP - Imprensa da CATI Regional Avaré

Foto: Marcus Vinicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário