sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CATI divulga Microbacias II em Avaré









Objetivo foi capacitar técnicos e dirimir possíveis dúvidas quanto às diretrizes do projeto


Técnicos das Regionais da CATI de Avaré, Bauru, Botucatu, Itapetininga, Itapeva, Jaú, Ourinhos, Piracicaba, Jaboticabal, Jales, Marília e Araçatuba, bem como representantes da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGPs), com apoio do CETATE, estiveram reunidos na Estância Turística de Avaré para nova etapa da “Divulgação do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS) – Microbacias II - Acesso ao Mercado”.

O evento foi fechado ao público e aconteceu nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Villa Verde Hotel, com pauta estritamente técnica. Sob o comando do engenheiro agrônomo João Brunelli Junior, os técnicos participantes debruçaram-se sobre o Manual Operacional do Projeto Microbacias II e seus anexos e passaram por testes de avaliação e nivelamento de conhecimento das diretrizes.

Durante os trabalhos os participantes foram divididos em seis grupos e cada par de grupos se dedicou a um tema do Manual Operacional, fazendo posteriormente uma apresentação aos demais sobre do estudo realizado. Brunelli enfatizou que a estratégia era, justamente, fazer com que os grupos eliminassem as possíveis dúvidas. “Estou satisfeito com os resultados”, disse Brunelli acrescentando que os técnicos passarão por mais três capacitações subseqüentes logo após a quarta-feira de cinzas.


Já a geóloga e geógrafa Neide Araújo, assessora da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), falou aos técnicos sobre as ações que serão desenvolvidas pela CBRN no Microbacias II e detalhou a atuação da SMA em parceria com a CATI.
Também participou do evento o engenheiro agrônomo Abelardo Gonçalves Pinto, da DEXTRU, que abordou as estratégias do Microbacias II para as comunidades tradicionais, ou seja, a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para comunidades indígenas e quilombolas.

Da CATI Regional Avaré participam além do diretor Eliseu Aires de Melo, os assistentes técnicos Euclides Rosa, Newton Tamassia, Sergio Faria e Paulo Tamassia.


BOX – O QUE É O MICROBACIAS II – ACESSO AO MERCADO


O objetivo é promover o desenvolvimento rural sustentável e a competitividade agrícola no Estado, aumentando as oportunidades de emprego e renda para pequenos agricultores e suas famílias (cerca de 22 mil), além das populações rurais vulneráveis, como comunidades indígenas e quilombolas(cerca de 1.500 famílias).
O acordo envolve quase US$ 130 milhões, sendo US$ 52 milhões de contrapartida do Governo do Estado. Ele dá continuidade ao Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, realizado entre 2000 e 2008, que focou práticas conservacionistas, recuperação de matas ciliares e combate à erosão no campo, além de apoio a mais de 400 associações de produtores formadas no período.
São Paulo contribui com cerca de um quarto da produção agrícola nacional e tem também o maior mercado consumidor do País. A agricultura responde por mais da metade de toda a atividade econômica em 60% dos municípios do Estado e é um importante fator de emprego, especialmente na área rural, onde 80% da população dependem dela.



Texto e fotos – Fernando Franco – Mtb 33.972 – SP – Imprensa CATI Regional Avaré


Legendas:


Microavare (8) – Neide Araujo fala aos técnicos da CATI
Microavare (3) – Técnicos da CATI puderam esclarecer dúvidas sobre o Microbacias II
Microavare (5) – Abelardo Gonçalves: estratégias especiais para indígenas e quilombolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário