sexta-feira, 18 de junho de 2010

Curso Implantação e Manejo de Pastagens









No final do mê de maio, a CATI Regional Avaré promoveu o Curso de Implantação e Manejo de Pastagens. O evento foi direcionado para os técnicos das doze Casas da Agricultura da área de abrangência da Regional.

O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Tremembé, da CATI Regional Pindamonhangaba, Ricardo Manfredini H. Requejo, que abordou os seguintes temas: conceitos, técnicas de manejo intensivo, divisão das pastagens e implantação pelo método de Plantio Direto (PD).

A prática do curso foi realizada no Rancho Matão, na Estância Turística de Avaré, do produtor rural Hélio Felisbino,que integra o Projeto CATI Leite em Avaré. Paulo Renato Tamassia Pégolo, assistente agropecuário da CATI Regional Avaré, avaliou positivamente o curso. Para ele, a técnica é fundamental para áreas com alta declividade, pois diminui a ocorrência de erosões, uma vez que dispensa a gradagem do solo.

Durante o curso, Ricardo Manfredini destacou a importância da correta implantação e manejo das pastagens em projetos de pecuária leiteira, visto que a alimentação do rebanho representa 50% do custo de produção do leite e a produção de volumosos (forragens) via pastagens é a forma mais econômica e viável para o pequeno produtor de leite.

Texto: Fernando Franco/CATI Regional Avaré
Fotos: Paulo Tamassia

Legendas:

Foto 1: Ricardo Manfredini fala aos técnicos da CATI durante aula prática
Foto 2: Helio Felisbino conversa com Ricardo Manfredini
Foto 3: Marcus Vinicius, da Casa da Agricultura de Itaí/SP, faz adubação em piquete

Nenhum comentário:

Postar um comentário