quarta-feira, 14 de abril de 2010

DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ



Umas das bebidas mais consumidas do mundo, o café ainda é muito cultivado no Brasil

Hoje, dia 14 de abril de 2010, se comemora o “Dia Internacional do Café”. Conhecida como uma bebida que faz bem à saúde, o café é um alimento funcional e pode prevenir doenças. O cafezinho aumenta a capacidade de trabalho físico e mental, do estado de alerta e vigília, a memória e o bem-estar. Além disso, equilibra a hiperatividade infantil, ajuda na concentração e também minimiza os efeitos do mal de Alzheimer e de Parkinson.

Na região de Avaré/SP, a cafeicultura ocupou no passado uma posição de destaque no agronegócio, mas ainda hoje conta com 550 hectares de área plantada e aproximadamente 700 mil pés em produção.

De acordo com dados da Casa da Agricultura de Avaré, a variedade plantada é do tipo arábica e as linhagens mais utilizadas pelos cafeicultores avareenses são o Icatu vermelho e amarelo, Icatu Precoce, Iapar 59, Tupi, Obatã, Catuaí vermelho e amarelo e Mundo Novo.

Segundo dados estimados do LUPA 2008, em Avaré, em termos de produção, a cafeicultura movimentou mais de 2,3 milhões de reais (brutos), não contabilizado a cadeia produtiva como um todo, com insumos, máquinas e equipamentos e mão-de-obra.
Além do café gerar emprego e renda no município, Avaré conta ainda com uma unidade da Mellita do Brasil, uma das grandes empresas processadoras de café do País.

Das mais de 100 variedades de café existentes no Brasil, 64 foram desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas - IAC, órgão integrante da SAA. As variedades Icatu, Catuaí, e Acaiá correspondem à 90% do cultivo brasileiro de café arábica, no total de 6,2 bilhões de cafeeiros em todo o Brasil. Em São Paulo, são 2,3 milhões de hectares plantados.

Além das variedades originárias do café arábica, existem, também, as variedades do café robusta (Coffea Canephora Pierre). O robusta tem uma quantidade maior de cafeína, se comparado ao arábica, mas seu gosto e aroma não são tão acentuados. Apesar disso, geograficamente falando, é um dos mais cultivados. A planta atinge de 2 a 5 metros de altura e é bem diferente do arábica. A floração é rápida e acontece de 2 a 3 vezes por ano. Os seus frutos são vermelhos e esféricos.

COMPOSIÇÃO – O café é composto por minerais como o potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, rubídio, zinco, cobre, estrôncio, cromo, vanádio, bário, níquel, cobalto, chumbo, molibdênio, titânio e cádmio. Aminoácidos: alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina. Lipídeos: triglicerídeos e ácidos graxos livres. Açúcares: sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos.

Além disso, o grão de café é rico em niacina, vitamina do complexo B e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos - antioxidantes naturais - na proporção de 7 a 10%, isto é, três a cinco vezes mais que a cafeína.

Segundo pesquisadores, outros efeitos atribuídos ao café. "Seus antioxidantes ajudam na remoção dos radicais livres reduzindo o estresse oxidativo nos tecidos. A bebida também reduz o risco de cirrose hepática, previne cálculo da vesícula, ajuda na prevenção de cáries dentárias, possui atividade anti-inflamatória e protetora sobre o sistema cardiovascular, possui um discreto efeito antiobesidade, aumenta o desempenho durante o exercício prolongado, ajuda no alívio dos sintomas de asma e acelera o metabolismo.

Fonte: Casa da Agricultura de Avaré, LUPA 2008, RuralNews e MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário