sexta-feira, 12 de março de 2010

Rangel encontra com Xico Graziano
















Recentemente, quando da visita do secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo na Estância Turística de Avaré, para a retirada definitiva dos resíduos de amianto, doutor Antonio Rangel, diretor da CATI Regional Avaré, se encontrou com o amigo e agrônomo Xico Graziano.

Na ocasião, autoridades locais e regionais, secretários, vereadores e o deputado estadual Marcos Martins (PT), bem como representantes dos veículos de comunicação (rádios, jornais, sites de notícias, canais de TV e revistas) acompanharam a saída das 250 toneladas de amianto que estavam abandonados há 12 anos em uma fábrica de pastilhas de freio desativada. Os resíduos foram encaminhados para o aterro sanitário classe 1, em Tremembé/SP, por ironia do destino, cidade onde nasceu Rogelio Barchetti, o atual prefeito de Avaré/SP.

Durante o encontro, Rangel conversou com Xico Graziano sobre o problema do amianto em relação à agricultura e à saúde pública, visto ser um elemento altamente tóxico, poluente e cancerígino.

Xico Graziano elogiou a atuação do prefeito Rogelio Barchetti e da secretária municipal do meio ambiente, Mirthes Vieira, em defesa do meio ambiente de Avaré e na luta em prol da retirada do amianto e anunciou a destinação de aproximadamente 1 mihão de reais em verbas para Avaré, sendo 500 mil reais para instalação de uma trituradora regional de entulhos de construção, um novo caminhão para coleta de lixo domiciliar e demais recursos previstos em convênios.

Graziano foi comunicado que a Câmara de Vereadores irá outorgar a ele o título de Cidadão Avareense, pelo empenho e colaboração do secretário nas causas ambientais da Estância. O projeto deve ser aprovado por unanimidade pela Casa de Leis de Avaré.
Também participaram da remoção do amianto Fernanda Giannassi, fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABRAER) o doutor Benami Francis Dicler, médico e ambientalista avareense.
Texto e foto: Senhor F & Associados










Nenhum comentário:

Postar um comentário