sexta-feira, 12 de março de 2010

Assentados aderem ao CATI Leite







Projeto visa aumentar a produtividade com melhoria da qualidade do leite e da renda dos produtores

Dois pequenos produtores de leite do Assentamento Santa Adelaide, em Avaré, Joel Marson e Antonio Xavier, integrantes da UNIAGRO, ingressaram recentemente no Projeto CATI Leite desenvolvido pela CATI Regional Avaré.

O engenheiro agrônomo Rui Ferreira, chefe da Casa da Agricultura de Avaré, esteve nas propriedades para uma visita técnica e entrega das planilhas para a escrituração zootécnica e econômica da atividade. Durante a visita Rui vistoriou os piquetes para pastejo rotacionado, instalação da cerca elétrica, condição sanitária das vacas em lactação e a condição das áreas de plantio de cana-de-açúcar para a suplementação do gado no período de inverno.

Marson está utilizando o capim mombaça para os sistema de pastejo e Xavier está aproveitando uma área de brachiara decumbens (braquiarinha) já instalada na sua propriedade. As vacas existentes para o projeto são consideradas cruzadas, tendo, na sua maioria grau variado de sangue das raças gir e holandesa.

Acompanhado do gestor de agronegócio da Casa da Agricultura de Avaré, Fernando Franco, Rui orientou os assentados na adubação das pastagens, manejo correto do gado e na condução das áreas com cana-de-açúcar, bem como o adequado preenchimento das planilhas. Fernando abordou o associativismo e incentivou os produtores ao trabalho coletivo e os motivou para a organização rural. O gestor de agronegócio esclareceu formas de agregação de valor ao leite produzido e a melhoria da qualidade da produção.

Rui Ferreira aponta que a meta do Projeto CATI Leite é ampliar a produtividade, com melhoria dos índices zootécnicos e econômicos, visando o aumento da renda e da qualidade de vida dos assentados.

Fonte: Senhor F & Associados

Legendas:

catileite – Rui Ferreira explica a Antonio Xavier a importância da escrituração
catileite (3) – Capim mombaça dá bons resultados no pastejo rotacionado
catileite (7) – O agrônomo da CATI Avaré orienta Marson no preenchimento das planilhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário