quarta-feira, 5 de maio de 2010

MICROBACIA É DESTAQUE NA AGRISHOW



Maquete do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas chamou atenção dos visitantes

Um dos destaques do estande da CATI na Agrishow foi, justamente, a maquete viva do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas – PEMH II – Acesso ao Mercado. Especialmente confeccionada para o evento, a maquete chamou atenção do público que visitou a feira.

Elaborada pelos técnicos da CATI, a maquete reproduz o “funcionamento” de uma microbacia hidrográfica. Devido à fidelidade aos detalhes na reprodução, a maquete viva gerou muita curiosidade entre os produtores rurais, estudantes de agronomia e visitantes.

De acordo com o engenheiro agrônomo José Luis Fontes, coordenador da CATI, a microbacia hidrográfica é a unidade de intervenção e análise, “onde o PEMH busca introduzir um novo modelo de desenvolvimento sócio-econômico, melhorando o nível de renda dos produtores rurais e as condições do meio ambiente, promovendo a organização social, que garantirá a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais”, explica Fontes (in Manejo de Microbacias Hidrográficas: experiências nacionais e internacionais, FEPAF, 2006, Botucatu, Bucci & Rodrigues, organizadores).

Segundo o engenheiro agrônomo João Brunelli Junior, responsável pela equipe de preparação do projeto, o Microbacias II – Acesso ao Mercado – tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável do Estado de São Paulo através da implantação de sistemas de produção agropecuária que garantam a sustentabilidade sócio-econômica e ambiental, com plena participação e envolvimento de toda a comunidade rural, visando à geração de emprego e renda nas pequenas e médias propriedades rurais. “O projeto consiste no apoio às associações e cooperativas de produtores rurais para que eles possam ter melhor posicionamento junto ao mercado. A meta para os próximos cinco anos é apoiar aproximadamente 300 organizações de produtores em negócios”, enfatiza Brunelli.

Para o diretor da CATI Regional Avaré, Eliseu Aires de Melo, o PEMH surgiu da necessidade de se reverter o quadro negativo gerado pelo modelo de desenvolvimento rural preconizado nas últimas décadas, em que o uso excessivo de insumos químicos (agrotóxicos) e tração motomecanizada causa intenso processo de erosão, compactação e contaminação química dos solos, dos produtores e dos próprios produtos agrícolas, além de reduzir a cobertura florestal e degradar os recursos hídricos. “Neste sentido, a CATI buscou durante a execução do Microbacias I conscientizar o produtor rural sobre o manejo integrado dos recursos naturais, o fortalecimento das organizações de produtores rurais, a gestão da propriedade familiar e a geração de emprego e renda. Agora, no Microbacias II, a CATI tem a missão de apoiar o fortalecimento do agronegócio do pequeno produtor e do agricultor familiar”, explica Aires.

Fonte: Senhor F & Associados

Legendas:

Agrishow2010 (216) – Microbacia: modelo de sustentabilidade sócio-econômica e ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário