sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fruticultura é capa da "Casa da Agricultura"







Revista da CATI é considerada "mãe" das revistas de agronegócio no Brasil; fruticultura paulista foi tema da edição


Na manhã desta quinta-feira, 29, a CATI realizou em seu estande na Agrishow 2010, o relançamento da revista "Casa da Agricultura", importante meio de divulgação das ações de assistência técnica e extensão rural desenvolvidas pela instituição e de matérias técnicas voltadas para o agricultor paulista e estudantes de ciências agrárias e biológicas.

O secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio, o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, Antonio Junqueira (secretário-adjunto da SAA), Ypojucan Caramuru (diretor do DCT/CATI), Armando Azevedo Portas (diretor do DSMM/CATI), José Cassiano Gomes dos Reis Junior (coordenador da CODEAGRO/SAA), João Fidelis, presidente da Federação das Associações de Produtores Rurais das Microbacias Hidrográficas do Estado de São Paulo (FAMHESP), marcaram presença no relançamento da revista que é considerada pioneira na abordagem do agronegócio brasileiro e que inspirou o nascimento das diversas revistas existente hoje.

Também estiveram presentes Eliseu Aires de Melo (diretor da CATI Regional Avaré), o deputado Barroz Munhoz (presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo), diversos órgãos de imprensa, técnicos, convidados, visitantes e demais diretores das Regionais da CATI.

Abrindo a solenidade, Ypojucan Caramuru, diretor do Departamento de Comunicação e Treinamento da CATI, agradeceu o empenho de toda equipe do DCT e a colaboração dos técnicos da CATI que escreveram os artigos.

Fontes destacou a importância da revista e da fruticultura no Estado de São Paulo, que foi o tema de capa. O coordenador da CATI agradeceu João Sampaio pelo apoio em transformar a CATI numa Agência de Extensão Rural atualizada e voltada para o século 21. Fontes relatou que a decáda de 90 deve ser esquecida, pois foi um período de muita crise e dificuldades para todas as agências de extensão rural no Brasil. "Felizmente, aqui em São Paulo, através do Programa Estadual de Microbacias, a partir do ano de 2.000, conseguimos muitos avanços na extensão rural. E com apoio do secretário João Sampaio, no ano passado investimos mais de 1 milhão de reais em reformas e informatização das Casa da Agricultura", apontou Fontes.

Fontes enfatizou, que apesar dos novos meios de comunicação digital da instituição como twitter, blog, rede sociais e do site oficial da CATI, a revista "Casa da Agricultura" continuará sendo um dos principais meios de informar os agricultores paulistas e os técnicos da CATI. "Ela também estará disponível na página da CATI na internet", disse.

João Sampaio parabenizou a todos envolvidos pelo relançamento da revista e afirmou que a CATI é a cara da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. "Se conseguirmos levar conhecimento e informação ao agricultor, teremos cumprido nosso papel com competência e qualidade. Espero que ela se torne mais um canal de comunicação com o produtor rural. A partir do momento que temos conhecimento, temos condição de gerar renda e emprego neste setor", disse o secretário.

Aloisio Costa Sampaio, professor adjunto do Departamento de Ciências Biológicas da UNESP/Bauru e do curso de pós-graduação em horticultura da UNESP/Botucatu, disse que a revista é fundamental para a transferência de tecnologia ao agricultor de tudo o que é produzido nos Institutos de Pesquisa e nas universidades.

Fonte: CATI Regional Avaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário