terça-feira, 16 de março de 2010

Índios querem parceria com a CATI

Aldeia indígena de Barão de Antonina quer incrementar sua agricultura
Liderados pelo cacique Valdeir, os índios da aldeia Pyau, de Barão de Antonina/SP, procuraram a CATI Regional Avaré para estudar a possibilidade de uma parceria com a instituição objetivando a melhoria de sua agricultura.
De acordo com o assitente técnico de planejamento da CATI Regional Avaré, engenheiro agrônomo Eliseu Aires de Melo, os índios pretendem criar uma associação de produtores e utilizar novas técnicas no cultivo de mandioca, batata, arroz, milho e feijão, ampliando os conhecimentos de agricultura e inserindo novos conhecimentos entre os índios mais jovens.

Além disso, os indígenas querem ampliar a visibilidade do artesanato produzido pelas mulheres, jovens e crianças da tribo e implantar um projeto de piscicultura em tanque-rede na região onde está instalada a aldeia, com intuito de aproveitar o potencial de produção da represa de Xavantes e do rio Verde.
No local moram aproximadamente 65 pessoas e 15 famílias, que sobrevivem da produção de alimentos básicos e artesanato indígena. "Queremos mudar essa realidade e produzir mais", disse o cacique Valdeir.
Também participaram do encontro o engenheiro agrônomo Euclides Rosa (CATI/UTE/Itaporanga), o veterinário Sandro Bertoni e a técnica Francini, ambos da Casa da Agricultura de Barão de Antonina.

Eliseu de Melo afirmou que a CATI Regional Avaré tem condições de repassar os conhecimentos técnicos em agricultura tradicional e sugeriu o cultivo de variedades de milho desenvolvidas pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes/CATI/DSMM como ponto de partida para um projeto mais abrangente. No entanto, Eliseu deixou claro que questões afetas à posse da terra não assuntos da CATI, que é uma instituição de assistência técnica e extensão rural da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - SAA.

Na aldeia o Governo Federal através da FUNASA e do Ministério da Saúde, em convênio com a Prefeitura, desenvolve dois projetos, sendo um de reforma e construção de módulos sanitários domiciliares no valor de R$ 45.795,66 e outro de construção de alambrado e nicho para desinfecção da água do sistema alternativo de abastecimento, no valor de R$ 16.089,95.
  
DIA DO ÍNDIO - No próximo dia 19 de abril, a aldeia vai comemorar o Dia Nacional do Índio promovendo uma festa com comidas típicas, artesanato, contos e danças indígenas. O cacique Valdeir pede para quem puder colaborar na realização da festa, que entre em contato com a Casa da Agricultura de Barão de Antonina.

Mais informações:
Casa da Agricultura de Barão de Antonina
Telefone (15) 3573-1102

Fonte: Senhor F & Associados

Nenhum comentário:

Postar um comentário