quinta-feira, 14 de abril de 2011

CATI participa de debate na internet



Blog da Agricultura discute aquicultura e pesca em São Paulo


Do dia 12 a 15 de abril, o BlogAgriculturaSP apresentará os trabalhos da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), e dos seus órgãos, nas áreas da aqüicultura e pesca. No blog e nas outras redes sociais da SAA serão oferecidos espaços para discussão de temas de toda a cadeia produtiva da aqüicultura e da pesca por meio de vídeos, chats e de mesas redondas, que colocarão especialistas em contato com os produtores rurais e interessados pelos temas tratados.

Entre os destaques da programação, estão as reportagens realizadas em Cananéia, Registro e Jacupiranga. Os vídeos mostram o projeto do Instituto de Pesca (IP) para o cultivo de ostras por comunidades da região de Cananéia, além do trabalho de pesquisa e assistência realizado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA Vale do Ribeira na produção de peixes em tanques-rede.

CATI - A programação do BlogAgriculturaSP inicia, no dia 12, terça-feira, das 11h00 às 12h00, com a mesa redonda, ao vivo, que irá debater a temas relacionados à Assistência Técnica e Extensão Rural na Aqüicultura. A mesa será formada com a presença do engenheiro agrônomo Fernando Carmo, assistente de planejamento da CATI Regional Jales, Antônio Marchiori, presidente da Comissão Técnica de Aqüicultura e Pesca da CATI e Fernando Franco, biólogo e gestor de agronegócio da Casa de Agricultura de Avaré - CATI Regional Avaré. Os três terão como convidado o produtor rural Jorge Ubiratan de Assis, presidente Associação de Produtores Rurais Familiares do Bairro Ribeirão Preto, do município de Arandu-SP.

CRÉDITO & MERCADO - No segundo dia da programação, às 11h, o presidente da Câmara Setorial do Pescado, zootecnista Manoel Braz e o secretário geral das Câmaras Setoriais, Nelson Pedro Staudt, irão discutir o mercado da pesca no Estado de São Paulo e no país. No período da tarde, a partir das 15h, o blog disponibilizará um podcast e um slide da assistente técnica do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – FEAP, Kátia Giannini, que irá trazer informações sobre as linhas de crédito do FEAP para a piscicultura paulista.

PEIXE NA DIETA - No dia 14, o blog trará informações sobre os benefícios nutricionais do consumo de peixe, com um podcast com a nutricionista Milene Gonçalves Massaro Raimundo, do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Cesans/Codeagro), que irá comparar os dados calóricos entre carnes vermelhas e peixes. Além disso, a o blog também apresentará as dicas das nutricionistas do Cesans/Codeagro, em um vídeo com dicas de compras e preparo de peixes. Nesse mesmo dia, o Flickr da AgriculturaSP estará disponibilizando imagens com um passo-a-passo da receita de hambúrguer de peixe.

PRODUÇÃO - Para fechar a programação, no dia 15 de abril, a partir das 14h30, o zootecnista e pesquisador da APTA - Médio Paranapanema, Luis Ayroza, se reunirá com o especialista em pesca marinha Sérgio Tutui e o especialista em economia aplicada à aqüicultura e a pesca, Daniel Sonoda (ESALQ-USP), para uma mesa redonda que discutirá a produção de pesca e aquicultura no Estado de São Paulo e Brasil. Acompanhe também a programação da Semana de Pesca e Aqüicultura do BlogAgriculturaSP pelo Twitter da Secretaria de Agricultura.

Texto: Vinicius Dias (SAA)
Foto: Fernando Franco – CATI Regional Avaré

Legenda: Peixes em tanques-rede: opção de renda ao pequeno produtor rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário