sexta-feira, 9 de abril de 2010

INOVAÇÕES NO CULTIVO DE TILÁPIA




Evento vai abordar novas tecnologias dentro de uma visão de cadeia produtiva

Debater as inovações desenvolvidas atualmente pela pesquisa brasileira a nível nacional para o desenvolvimento sustentável do cultivo de tilápias em tanque-rede é o objetivo do encontro "Inovações no cultivo de tilápias", do Programa AquaBrasil, que acontecerá no próximo dia 12 de maio de 2010, quarta-feira, das 9h00 às 18h00, no Campus Regional Noroeste da UEM - Rodovia PR 182 Km 01, no município de Diamante do Norte/PR.

O evento é organizado pela ESALQ/USP, Universidade Estadual de Maringá - UEM e EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com apoio EMATER - Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, PeixeGen, Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA, Rações Guabi e Prefeitura de Diamante do Norte/Paraná.

De acordo com o pesquisador Luiz Ayroza, da APTA Médio Paranapanema (Assis/SP, estudioso da bacia do rio Paranapanema há mais de 20 anos, o evento é voltado para aquicultores, piscicultores, estudantes, técnicos de órgãos públicos e produtores rurais interessados no tema.

Segundo Ayroza, durante todo o evento será abordado numa perspectiva de cadeia produtiva, levando em conta o melhoramento genético, a nutrição, a sanidade, o manejo e gestão dos sistemas de cultivo em tanque-rede e o aproveitamento agroindustrial. "Os temas apresentados estão na pesquisa de ponta desenvolvida pelas principais instituições e universidades do Brasil", diz o pesquisador.

A pesquisadora Emiko Kawakami de Resende, da EMBRAPA PANTANAL, vai abordar o Programa AquaBrasil, projeto que reúne instituições de pesquisa e universidades de todo o país em torno do desenvolvimento sustentável da aquicultura brasileira.

Mais informações e inscrições:

www.macroprograma1.cnptia.embrapa/aquabrasil
(44) 3429-8000
sec-crn@uem.br


Programação Oficial

Palestras:

8h00 às 9h00 - Abertura e assinatura do convênio EMBRAPA/UEM
9h00 às 9h30 - Apresentação do Programa de pesquisa AQUABRASIL pela doutora Emiko Kavakami de Resende - EMBRAPA PANTANAL
9h30 às 10h30 - "A importância do melhoramento genético na piscicultura: o exemplo da tilápia Gift" - Doutor Ricardo Pereira Ribeiro - UEM
10h30 às 10h45 - Café-peixe
10h45 às 11h15 - Mais Pesca e Aquicultura - Políticas para o desenvolvimento da pesca e aquicultura brasileira - Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA
11h15 às 12h00 - Mesa redonda com os palestrantes
12h00 às 13h00 - Almoço-peixe

Práticas:
13h00 às 18h00 - Divisão dos participantes em grupos e visitas aos estandes dos Projetos Componentes - PC
1 - PC Melhoramento Genético
2 - PC Nutrição
3 - PC Sanidade Animal
4 - PC Manejo e Gestão Ambiental
5 - Aproveitamento Agroindustrial
6 - Visita na Unidade de Pesquisa no Rio do Corvo

Nenhum comentário:

Postar um comentário